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FALTAM
DIAS para a
premiação

O DESAFIO

Teste suas capacidades empreendedoras e os desafios impostos pelo mercado. Aprimore suas habilidades, sua competitividade! Não perca a chance de participar dessa incrível competição e ganhar muitos prêmios!

O DESAFIO

Encare o Desafio Universitário Empreendedor! É uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao participar do Desafio você será estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficará mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Participe da competição e seja o grande vencedor do Desafio Universitário Empreendedor. Coloque a prova sua habilidade em gerir negócios participando das atividades virtuais e presenciais que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

Professores e alunos participantes podem ainda faturar prêmios incríveis, que vão desde troféus a viagens... Os participantes melhores colocados nos Rankings serão recompensados por sua dedicação e desempenho. Vai deixar de se esforçar?

FIQUE LIGADO

Neste ano, o Desafio Universitário Empreendedor será composto de várias etapas com premiação para os melhores colocados do ranking. Em 2014, novas atividades inovadoras serão incluídas e é claro que a competição ficará mais desafiadora, mas todos sabem que vocês são capazes.
Baixar RegulamentoBaixar Regulamento da segunda etapa

Regulamento

Papo sério! Leia o documento que rege direitos e deveres de quem participa do Desafio Universitário Empreendedor.

DESAFIO UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR 2013

REGULAMENTO

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, em consonância com a sua missão, visão e valores, tem por objetivo institucional a promoção de atividades de fomento à cultura empreendedora por meio da orientação, capacitação e do apoio a novas ideias e iniciativas. É neste cenário que o SEBRAE lança o presente Desafio, por meio da oferta de novos produtos e soluções, com o propósito de mobilizar estudantes e professores universitários em favor da difusão do empreendedorismo e da consolidação de novos negócios no país.

Art. 1º Este Regulamento estabelece as regras para participação, seleção e premiação de estudantes universitários de graduação, de professores e de Instituições de Ensino Superior (IES) inscritos no Desafio Universitário Empreendedor, edição 2013.

Capítulo I – DOS OBJETIVOS

Art. 2º O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional, de caráter educacional, promovida pelo SEBRAE, que tem por objetivos:

  1. estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado;
  2. desenvolver nos estudantes universitários a capacidade gerencial em pequenos negócios e habilidades empreendedoras, além de difundir conceitos relacionados à competitividade, gestão, mercado, inovação e empreendedorismo;
  3. capacitar, desenvolver e aprimorar habilidades corporativas nos estudantes de graduação de forma interativa;
  4. incentivar a criatividade e competências relacionadas à tomada de decisão a partir de jogos empresariais, de livre escolha por meio de um ambiente virtual de aprendizagem; e) promover ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos estudantes universitários, a fim de contribuir com o fomento do empreendedorismo no meio acadêmico;
  5. estreitar relações institucionais com as Instituições de Ensino Superior – IES;
  6. reconhecer universitários em atividades que estimulam conhecimento sobre empreendedorismo, tomada de decisões, criação e gestão de negócios e;
  7. reconhecer professores e IES oriundos dos estudantes universitários inscritos no Desafio.

Capitulo II – Das condições de participação

Art. 3º Poderão participar do presente Desafio:

I - estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação de quaisquer IES brasileiras, credenciadas e/ou autorizadas pelo Ministério da Educação - MEC.
II - professores universitários vinculados a quaisquer IES brasileiras credenciadas e/ou autorizadas pelo MEC, mediante inscrição individual ou por indicação de estudante regularmente inscrito no presente Desafio.
III - Instituições de Ensino Superior brasileiras, credenciadas e/ou autorizadas pelo MEC, desde que vinculadas a estudantes inscritos no presente Desafio.

Capítulo III – das inscrições

Art. 4º - O processo de inscrição no presente Desafioserá composto das seguintes etapas:

  1. inscrição do estudante universitário de graduação;
  2. inscrição individual pelo professor ou por indicação do estudante universitário inscrito no Desafio;
  3. indicação da Instituição de Ensino Superior (IES) de origem do estudante inscrito noDesafio; e
  4. preenchimento do cadastro que habilita o estudante na competição.

§ 1º A participação do estudante no Desafio é gratuita.
§ 2º Na presente edição do Desafio, os estudantes deverão se inscrever apenas na modalidade individual, atendendo aos critérios previstos neste Regulamento em qualquer período do ano.
§ 3º A inscrição do estudante universitário de graduação no Desafio será efetuada exclusivamente pela internet, a partir do dia 15 de agosto de 2013, no site oficial da competição pelo endereço desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br, mediante o preenchimento do formulário de cadastro específico, da leitura e aceitação integral dos termos e das condições deste Regulamento, da concordância com o Termo de Cessão de Imagem e da indicação da Instituição de Ensino Superior (IES) na qual está matriculado.

I - Os estudantes poderão alterar a qualquer momento na plataforma, dados já inseridos no formulário, no momento da sua inscrição na plataforma.
§ 4º Poderão participar da competição estudantes universitários brasileiros residentes em todo território nacional, de qualquer curso de graduação e de quaisquer IES devidamente credenciada e/ou autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), de uma mesma unidade da Federação, considerada esta unidade, para todos os fins e efeitos de direito, a de origem do aluno.
§ 5º Os participantes devem, na data da inscrição, estar com a matrícula ativa, ou seja, devem estar regularmente matriculados em disciplina(s) na IES de origem.

II – Para efeito deste Regulamento, cursos autorizados são aqueles que receberam autorização pelo MEC para funcionar, mas ainda não possuem nenhuma turma graduada, não recebendo ainda o reconhecimento.
§ 6º No ato da inscrição, os participantes escolherão o login e a senha de acesso à plataforma do Desafio Universitário Empreendedor. O login será o email do participante. A senha será aquela cadastrada no momento da inscrição por cada estudante, na página principal do Desafio.

I - Caso o estudante tenha problemas com login e senha de acesso à área restrita, deverá enviar uma mensagem para a coordenação nacional do Desafio, informando o problema ocorrido através do ícone “Contato”, que estará disponível na página principal do Desafio.
§ 7º Caso o participante seja transferido da IES de origem em qualquer período da competição, o aluno deverá imediatamente indicar a nova IES na plataforma.
§ 8º Caso ocorra à desistência do participante durante a competição, o mesmo deverá acessar o site do Desafio Universitário Empreendedor desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br, digitar o login e a senha, e na sua área restrita, solicitar a coordenação nacional da competição a sua exclusão da competição.

I - O participante que for excluído por livre opção perderá a pontuação adquirida até o momento da sua saída do Desafio.

II – O participante poderá voltar a qualquer tempo à competição, desde que atenda aos critérios previstos neste edital e o faça com base na ativação de sua inscrição na plataforma.
§ 9º Os participantes de cursos à distância serão considerados como alunos inscritos da unidade da federação (UF) de seu domicílio, devendo comprovar a veracidade das informações, quando solicitado.
§ 10º Os participantes de cursos sequenciais de nível superior poderão se inscrever no Desafio.

I – Para efeito deste Regulamento, consideram-se cursos sequenciais os cursos superiores de curta duração que oferecem o ensino de habilidades específicas em determinadas áreas, não se confundindo com os cursos e programas tradicionais de graduação, pós-graduação, ou extensão.
§ 11º Os participantes de cursos tecnólogos denível superiorna modalidade de graduação poderão se inscrever no Desafio Universitário Empreendedor.
§ 12º Não será obrigatório para o participante indicar um professor no ato da sua inscrição, podendo o aluno optar por fazer essa indicação em fase posterior ao seu cadastro e/ou a qualquer momento da competição, ou mesmo alterar a sua indicação de professor.

I – Para indicar um professor ou alterar seus dados, o participante deverá acessar a sua área restrita na plataforma e preencher os campos de “professor indicado” e “e-mail do professor indicado” no formulário de inscrição da competição.

Art. 5º O professor universitário poderá se inscrever no Desafio Universitário Empreendedor, por sua livre opção a fim de confirmar sua inscrição, ou a qualquer momento, se indicado por um aluno participante.
§ 1º Na página do Desafio, o aluno ou o professor, no item de cadastro, deverão obrigatoriamente informar os seguintes dados: nome, data de nascimento, sexo, telefone, celular, endereço, bairro, cidade, UF, CEP, e-mail, CPF, Instituição de Ensino Superior (IES), apelido, senha. Adicionalmente o participante poderá incluir as informações: campus, complemento e foto para confirmar sua inscrição.
§ 2º O professor poderá indicar no cadastro de inscrição mais de uma IES ao qual está vinculado.

Art. 6º A participação da Instituição de Ensino Superior ocorre de maneira automática no momento em que o aluno de origem da IES confirme sua inscrição no Desafio Universitário Empreendedor. Caso a IES não esteja na lista ofertada pela plataforma no momento da inscrição do estudante, este poderá solicitar sua inclusão, através do ícone “Contato” que consta da página principal do Desafio.

Capitulo III – dA Plataforma

Art. 7ºA configuração mínima necessária do equipamento e da conexão para participar do Desafio Universitário Empreendedor será:

I – computadores e a configuração mínima: microcomputador com processador Intel I3 3220 3.3 GHz; 2 GB RAM; 5 GB de espaço livre no disco rígido (HD); Windows Vista ou Superior / Mac OS X "Snow Leopard" 10.6 ou Superior; placa de vídeo compatível com Shader Model 2.0 com 64 MB VRAM; placa de som compatível com Windows / Mac OS X; Browser com o plugin da Unity3D (Safari, Firefox ou Chrome); Acesso a internet.

II – Conexão mínima: 2Mb.
§ 1º Não será de responsabilidade do SEBRAE a solução de quaisquer problemas técnicos que venham a ocorrer durante a competição, tais como incompatibilidade de placas, desempenho de memória e da máquina e problemas de qualquer comunicação ocasionados por quaisquer redes ou quaisquer provedores de acesso.
§2º Os participantes do Desafio que utilizarem máquinas conectadas em redes com configurações técnicas especiais (firewall, Proxy e outras) deverão procurar o auxílio de suporte técnico local para o perfeito funcionamento do software.

Capitulo IV – DA Coordenação Nacional do Desafio Universitário Empreendedor

Art. 8º O Desafio será coordenado por uma equipe técnica do SEBRAE. Todos os jogos e as atividades do SEBRAE e das Instituições de Ensino Superior (IES) serão de responsabilidades da equipe técnica de ambas as entidades.

Capitulo V - da Competição para Estudantes Universitários

Art. 9º Nesta edição, a competição Desafio Universitário Empreendedor será composta por duas etapas:

  1. Etapa 1 - Etapa Estadual Classificatória Virtual e Presencial - será composta por um menu de jogos empresariais online e por diversas atividades educacionais oferecidas pelo SEBRAE e pelas IES.
  2. Etapa 2 - Etapa Nacional Presencial: Final Nacional – será presencial, onde serão oferecidas aos participantes atividades lúdicas que vão gerar pontos e definirá os campeões da competição em 2013. A etapa Nacional tem um número pré-determinado de vagas. Somente os 3 (três) primeiros colocados no Ranking Geral de cada unidade da Federação classificam-se automaticamente para esta etapa.

Art. 10º Os 3 (três) alunos que obtiverem a maior pontuação na etapa estadual, serão classificados em 1o, 2o e 3o lugar de cada unidade da Federação e serão considerados os campeões da Etapa 1, recebendo o título de campeão estadual.
§ 1º Os 3 (três) melhores colocados no Ranking Geral de cada unidade da Federação, formarão uma equipe para participar da competição Final Nacional. Cada equipe só poderá ter integrantes classificados na etapa estadual e deve pertencer a mesma unidade da Federação.
§ 2º Os 3 (três) alunos campeões estadual da Etapa 1 participarão da Etapa 2 – Final Nacional Presencial, que acontecerá em novembro, em data e cidade a serem confirmadas pela coordenação nacional do Desafio.
§ 3º Caso algum dos participantes vencedores da Etapa 1 – Classificatória Estadual, não possa participar da Etapa 2 - Final Nacional Presencial, será convocado o estudante que se encontra em posição do ranking geral imediatamente posterior ao terceiro lugar na unidade Federativa de origem do aluno desistente, respeitando a sua pontuação na data em que forem informados os vencedores estaduais no mês de outubro de 2013.
§ 4º Havendo nova desistência será convocado o estudante que se encontra em posição do ranking geral imediatamente posterior ao quarto lugar e assim, sucessivamente, respeitando a sua pontuação na data em que forem informados os vencedores estaduais no mês de outubro de 2013.
§ 5º Os estudantes classificados na Etapa 1 irão disputar o título de melhor equipe da etapa presencial nacional e serão declarados vencedores do Desafio Universitário Empreendedor 2013.
§ 6º Os demais participantes não classificados para a Etapa 2 continuam na competição acumulando pontos e podem concorrer a prêmios posteriormente.

Capitulo VI – DO Cronograma da Competição

Art. 11º O cronograma geral do Desafio obedecerá aos seguintes termos:

  1. Inscrições: Estarão abertas as inscrições do Desafio, a partir do dia 15 de agosto de 2013 e ficarão abertas por tempo indeterminado.
  2. Classificatória Estadual: Acontecerá em outubro de 2013, período em que serão anunciados pela coordenação nacional do Desafio, os 81 (oitenta e um) alunos finalistas do Desafio, sendo estes os três estudantes que obtiverem a maior pontuação no Ranking Geral por unidade da Federação. Esses estudantes passarão para a Etapa 2 - Final Nacional Presencial.
  3. Final Nacional Presencial: A etapa Nacional contará com os 81 (oitenta e um) classificados na Etapa 1 e acontecerá em novembro de 2013, com a realização de atividades por até 3 (três) dias.

Capitulo VII - da Competição para Professores

Art. 12º O professor terá acesso à plataforma pelo site do Desafio Universitário Empreendedor, podendo interagir com os participantes e acompanhar a evolução da pontuação daqueles alunos que o indicaram.

Art. 13º O professor só adquire pontos quando for escolhido como “professor indicado” por um aluno participante do Desafio. A cada indicação, o professor ganhará 01 ponto.

Art. 14º O professor terá acesso à Plataforma e poderá jogar qualquer dos jogos disponíveis. A pontuação alcançada nesses jogos ou em qualquer outra atividade não será considerada, ou seja, o professor só pontua com a indicação dos alunos.

Art. 15º O professor poderá acompanhar seu desempenho na competição na plataforma, onde será permitido visualizar:

  1. a posição do docente nos rankings em relação aos outros professores das unidades federativas e do Brasil;
  2. a posição da(s) IES a(s) qual (is) o professor pertence; e
  3. a posição dos alunos que o indicaram.

Capitulo VIII - da Competição para as IES

Art. 16º As Instituições de Ensino Superior, não terão nenhum representante formal durante a competição. A IES só adquire pontos mediante a inscrição dos alunos no Desafio Universitário Empreendedor
§ 1º A cada inscrição de aluno regularmente matriculado em curso superior, a IES ganhará 01 ponto.
§ 2º A pontuação da IES será divulgada na página inicial da Plataforma e também, nas áreas restritas do professor e do aluno.

Capitulo IX – DOS Critérios de Níveis de Pontuação e dA Carga horária das Atividades

Art. 17º A pontuação geral do estudante, durante o ano de 2013, se dará mediante a soma de todos os pontos alcançados nos jogos on-line e nas atividades ofertadas pelo SEBRAE e pelas IES.

Art. 18º A plataforma de aprendizagem educacional do Desafio Universitário Empreendedor é composta por “15 Níveis”.
§ 1º Cada jogo e atividades realizadas gerarão pontos. Para os participantes avançarem de nível deverão alcançar a pontuação indicada no Capitulo X – Da Classificação por nível, Artigo 22.
§ 2º O participante poderá pontuar na competição através de:

  1. Participação em jogos online;
  2. Participação em Capacitação presencial SEBRAE;
  3. Realização de cursos do Ensino à Distância SEBRAE;
  4. Participação no evento Papo de Negócio SEBRAE;
  5. Realização de Disciplinas de Empreendedorismo nas IES.

Art. 19º - A comprovação das soluções educacionais realizadas pelos estudantes participantes determinará a sua pontuação e sua posição em relação aos outros participantes na competição.
§ 1º Os pontos adquiridos irão compor um Placar Individual na plataforma, definido por um ranking de jogos e um ranking geral que serão divulgados na página do Desafio.
§ 2º As pontuações alcançadas nas atividades ofertadas pelo SEBRAE e pelas IES são cumulativas, porem não serão contabilizados os pontos do mesmo curso realizado mais de uma vez pelos participantes.

Art. 20º - Os Jogos Online estarão disponíveis em Plataforma PC-Personal Computer - um ambiente de jogos digitais que auxiliará os estudantes inscritos no Desafio a desenvolverem a capacidade gerencial em pequenos negócios e as habilidades empreendedoras, além de difundir os conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.
§ 1º Será oferecida uma lista de jogos online, onde cada participante escolhe o jogo, começa a jogar, toma decisões e ao final de seu desempenho recebe os resultados de sua pontuação, que será adicionada aos pontos gerados pelas atividades escolhidas.
§ 2º A plataforma utilizara um software de gerenciamento que durante a competição aferirá a pontuação de cada participante. Esse resultado gerará um Ranking de Jogos e um Ranking Geral onde os resultados de cada um dos alunos serão comparados com os demais participantes durante a competição.
§ 3º Cada participante poderá escolher qualquer jogo na plataforma para começar a jogar. Automaticamente gerará pontos que alimentará um ranking de jogos e do ranking geral, onde será possível visualizar os alunos que obtiverem a melhor colocação a partir do seu desempenho em cada jogo e nas atividades.
§ 4º A pontuação alcançada por cada estudante dentro de cada jogo não é cumulativa. Só será contabilizada na Plataforma a maior pontuação (recorde) que o participante obtiver naquele jogo. Cada jogo tem a pontuação máxima de 1.000.000 pontos.
I – A pontuação adquirida pelo estudante em cada jogo será dividida por 10 e será contabilizada nos rankings. Dessa forma, para a competição, os jogos contribuem com no máximo 100.000 mil pontos.

Art. 21º - O participante poderá pontuar através da Capacitação presencial SEBRAE onde será oferecido aos participantes, através de um portfólio de soluções dos SEBRAE estaduais, para livre escolha dos participantes inscritos no Desafio Universitário Empreendedor diversas atividades, a saber: cursos presenciais, palestras presenciais, oficinas e seminários, respeitando os critérios de pré-requisitos da capacitação, dentre aquelas modalidades de educação ofertada na programação educacional do SEBRAE.
§ 1º Cada SEBRAE estadual tem uma política de aplicação de preços nas capacitações presenciais ofertadas. Alguns cursos podem ser feitos mediante taxas de participação ou podem ser gratuitos a critério da instituição estadual.
§ 2º A pontuação das atividades de Capacitação presencial SEBRAE são classificadas por carga horária e pontos, que alimentará um ranking conforme demonstrado abaixo:

  1. Atividades de capacitação presencial ofertados pelo SEBRAE com carga horária inferior a 13 (treze) horas – somará 20.000 pontos.
  2. Atividades de capacitação presencial ofertados pelo SEBRAE com carga horária entre 13 (treze) e 30 (trinta) horas – somará 50.000 pontos.
  3. Atividades de capacitação presencial ofertados pelo SEBRAE com carga horária superior a 30 (trinta) horas - somará 100.000 pontos.

§ 3º Os certificados gerados pela participação do estudante nas atividades de Capacitação presencial SEBRAE (cursos presenciais, oficinas, seminários e palestras) só serão aceitos na plataforma se estes documentos forem realizados ate 1 (um) ano antes de sua inserção na plataforma.
  1. Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Art. 22º - Em Ensino à distância SEBRAE o participante pode pontuar através da realização de cursos on-line do SEBRAE serão realizados à distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, com diversos recursos de tutoria e regras. As soluções estarão disponíveis por perfis e serão gratuitas e oferecidas no site da Educação a Distância, no endereço: http://www.ead.sebrae.com.br, respeitando a carga horária e a oferta de cursos disponíveis no período.
§ 1º Serão validados os pontos de realização de cursos on-line do SEBRAE até o limite de 10 cursos virtuais por ano. Acima deste limite, os pontos não serão computados para o Ranking do participante.
§ 2º A pontuação das atividades de Ensino à Distância, classificadas por carga horária e pontos, alimentará um ranking conforme demonstrado abaixo:

  1. Realização de cursos de ensino a distância ofertados pelo SEBRAE com carga horária inferior a 13 (treze) horas – somará 20.000 pontos.
  2. Realização de cursos de ensino a distância ofertados pelo SEBRAE com carga horária entre 13 (treze) e 30 (trinta) horas – somará 50.000 pontos.
  3. Realização de cursos de ensino a distância ofertados pelo SEBRAE com carga horária superior a 30 (trinta) horas - somará 100.000 pontos.

§ 3º Os certificados gerados pela participação do estudante nas atividades do Ensino à Distância SEBRAE, só serão aceitos na plataforma se estes documentos forem realizados ate 1 (um) ano antes de sua inserção na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Art. 23º - O evento Papo de Negócio será oferecido aos participantes do Desafio no formato entrevista, como um evento virtual gratuito.

§ 1º  O estudante que escolher participar do evento Papo de Negócio, deverá acessar o endereço: http://papodenegociosebrae.wordpress.com e preencher o formulário de inscrição com seu nome e inserir o mesmo endereço de e-mail que escreveu no Desafio.

§ 2º Para que o estudante pontue na atividade Papo de Negócio, ele deverá está inscrito no Desafio e na atividade Papo de Negócios.

§ 3º O participante da atividade Papo de Negócio não precisará anexar a certificação comprovando a realização da atividade. Apesar de não precisar inserir a comprovação na plataforma, o participante deverá indicar a realização da atividade.

§ 4º - Ao realizar a atividade Papo de Negócio o inscrito no Desafio receberá 20.000 pontos.

§ 5º Os estudantes que participarem da atividade Papo de Negocio pontuam somente se a sua participação no evento ocorrer em período anterior há um ano a contar da data de inserção dessa atividade na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Art. 24º - São consideradas disciplinas de empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior, aquelas cuja ementa tenha conteúdo relacionado ao tema “Empreendedorismo” e que tenham em seu currículo de forma expressa, as temáticas: as características do comportamento empreendedor, iniciação à atividade empresarial, inovação, modelos, gestão e planos de negócios.

§ 1º A disciplina deve estar ligada à promoção e a difusão da cultura empreendedora, contribuindo para que os alunos desenvolvam ideias e planejem seus próprios negócios. 

§ 2º A pontuação desse tipo de Atividade é fixa e vale pontos, independentemente da carga horária. Para obter a pontuação neste tipo de atividade, que se encontra na Plataforma no campo “Disciplinas de Empreendedorismo das IES”, o participante deverá clicar no item “Comprovação” e inserir a Declaração de conclusão ou o Certificado da disciplina cursada na IES e a ementa da disciplina.

§ 3º Nesta declaração ou certificado será obrigatório constar a identificação do aluno, da disciplina e da IES, o curso de graduação, a data de conclusão da disciplina e a ementa. Caso na declaração não conste a ementa da disciplina, a mesma poderá ser inserida no campo da comprovação de conclusão da disciplina.

§ 4º Só será permitida a inclusão de 1 (uma) Atividade IES - Disciplina de Empreendedorismo - por semestre, sendo considerado semestre o período compreendido entre 01/01 a 30/06 e de 01/07 a 31/12 de 2013.

§ 5º Os alunos que realizarem a atividade Disciplinas de empreendedorismo ofertadas pela IES, independente da carga horária da disciplina, serão adicionados 100.000 pontos ao Ranking Geral.

§ 6º Os estudantes que participarem da atividade Disciplina de Empreendedorismo pontuam somente se a sua participação no evento ocorrer em período anterior há um ano a contar da data de inserção dessa atividade na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Capitulo X – DA Classificação por Nível

Art. 25º No No Desafio Universitário Empreendedor, foram estabelecidos o máximo de 15 níveis. Em cada nível será oferecida lista de soluções educacionais e de jogos online que permitirá que o participante alcance sua pontuação nos rankings do Desafio.

§ 1º O Nível de cada participante será indicado através de um placar que informará em que nível cada jogador está e quantos pontos faltam para ele atingir o nível seguinte.

§ 2º A cada avanço de nível o jogador receberá uma pontuação de bonificação de 20.000 pontos.

§ 3º Após cada ciclo da competição os pontos alcançados pelos participantes, serão mantidos para a composição do ranking geral.

§ 4º O participante poderá ainda, acompanhar sua evolução na competição ao visualizar o nível do jogador na barra de progresso na plataforma. Este placar informará quantos pontos faltam para ele atingir o nível seguinte. 

Art. 26º Os níveis foram classificados obedecendo ao número de atividades e de jogos, escolhidos pelos participantes, com a seguinte composição e critérios, a seguir relacionados:

Nível 1 -

aquisição de 50 mil pontos

Nível 2 -

aquisição de 100 mil pontos

Nível 3 -

aquisição de 150 mil pontos

Nível 4 -

aquisição de 250 mil pontos

Nível 5 -

aquisição de 400 mil pontos

Nível 6 -

aquisição de 650 mil pontos

Nível 7 -

aquisição de 900 mil pontos

Nível 8 -

aquisição de 1.5 milhões de pontos

Nível 9 -

aquisição de 1.7 milhões pontos

Nível 10 -

aquisição de 2 milhões de pontos

Nível 11 -

aquisição de 2.4 milhões de pontos

Nível 12 -

aquisição de 2.6 milhões de pontos

Nível 13 -

aquisição de 2.8 milhões de pontos

Nível 14 -

aquisição de 3 milhões de pontos

Nível 15 -

aquisição de 3.5 milhões de pontos

§ 1º A barra de pontuação geral apresentará o total de pontos acumulados pelo jogador durante todo o tempo de sua permanência no Desafio Universitário Empreendedor.

§ 2º Nessa barra também será apresentada a posição do jogador em relação aos demais competidores nacionais.

§ 3º Ao término do período do Desafio Universitário Empreendedor de 2013, o nível e a pontuação alcançada pelos jogadores serão armazenados e continuarão a ser exibidos na plataforma.

§ 4º O resultado da pontuação adquirida por cada participante em 2013 será considerada para a sua participação na competição do ano de 2014.
 
Capitulo XI – DO Certificado FORNECIDOS PELO SEBRAE E PELAS IES

Art. 27º Os certificados de conclusão dos cursos e de atividades com eventos que geram certificados provenientes de atividades do Ensino à Distância SEBRAE, Capacitação presencial e Disciplina de Empreendedorismo deverão ser inseridos pelos participantes na plataforma para que a pontuação seja validada pela coordenação nacional do Desafio Universitário Empreendedor.

§ 1º Os certificados gerados pela participação do estudante nas atividades: cursos on- line e cursos presenciais, oficinas, seminários e palestras ofertadas pelo SEBRAE, só serão aceitos na plataforma se estas atividades forem realizadas ate 1 (um) ano antes de sua inserção na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

§ 2º A qualquer momento, a Coordenação Nacional do Desafio Universitário Empreendedor poderá verificar a veracidade das informações e dos certificados inseridos na plataforma e solicitar maiores informações aos participantes sobre os documentos anexados na plataforma, que comprovam a realização das atividades e das respectivas pontuações conquistadas pelo participante.

§ 3º Os estudantes que participarem das disciplinas de empreendedorismo oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior, deverá solicitar à própria IES, a emissão do certificado.

§ 4º A pontuação dos vencedores em cada uma das etapas será auditada pela Coordenação nacional do Desafio Universitário Empreendedor. O participante se compromete, ao aceitar os termos do presente regulamento, a inserir somente informações verídicas a seu respeito e de suas atividades realizadas e a manter suas informações atualizadas.

§ 5º Caso seja comprovada falha na apresentação dos documentos solicitados ou tentativa de burlar as regras de pontuação, a Coordenação Nacional do Desafio poderá aplicar penas que vão desde advertência à perda dos pontos ou até mesmo a exclusão do participante da competição.

 Capitulo XII – DO Certificado DO DESAFIO UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR

Art. 28º Não serão entregues certificados de participação da Etapa 1 do Desafio, em 2013.

Art. 29º Só terão direito ao certificado de participação os alunos que forem premiados na Etapa 2 – Final Nacional.

Art. 30º O SEBRAE só entregará em mãos os certificados de participação no Desafio aos participantes das atividades da competição da Etapa 2 - Final Nacional Presencial do Desafio Universitário Empreendedor 2013, que ocorrerá em novembro, em data e cidade sede a serem confirmadas pela coordenação nacional do projeto.

Capitulo XIII – DOS Critérios PARA A Distribuição dOS Prêmios

Art. 31º Os prêmios serão atribuídos por categoria de públicos participantes do Desafio: estudantes, professores e IES, obedecendo ao critério de pontuação alcançada pelos alunos no Ranking de Jogos e no Ranking Geral.

§ 1º Por categoria de públicos, serão concedidos os seguintes prêmios:

Viagens nacional e internacional
Kit Estudante 1 – Bolsa e camiseta – tema do Desafio
Kit Estudante 2 – Caneca e Badge - tema dos Jogos
Smartphone
Tablet
Troféu estudante
Troféu professor
Troféu IES

Art. 32º Na Etapa Classificatória Estadual serão premiados, em cada unidade da federação, pela qual estão competindo, os estudantes que estiverem entre a 1a. a 100a. posição no Ranking Geral em cada Estado. Ao todo, serão premiados até 2.700 estudantes, até 100 estudantes por estado, que receberão de prêmio um Kit Estudante 1 – Bolsa e camiseta – com o tema do Desafio.

Art. 33º Na Etapa Classificatória Estadual, ainda serão concedidos aos 100 alunos vencedores, em cada unidade da Federação pela qual estão competindo, prêmios aos estudantes que estiverem entre a 1a. a 10a. posição no Ranking Jogos (até 10 jogos). Ao todo, serão premiados 2.700 estudantes, 100 estudantes por Estado, que receberão de prêmio 1 Kit Estudante 2 – Caneca e Badge - tema dos Jogos.

Art. 34º Também serão concedidos aos 3 (três) primeiros estudantes, da 1a etapa, colocados no Ranking Geral, em cada unidade da federação, os seguintes prêmios:

a) Os participantes vencedores em 1, 2 e 3o Lugar na sua unidade da Federação receberão os seguintes prêmios: um Smartphone, um Kit Estudante 1, um Troféu e uma Viagem Nacional para participar da competição Nacional.

I - Estarão incluídos neste prêmio para os estudantes premiados em 1, 2 e 3o lugar de cada unidade da Federação, com a duração 3 (três) dias, uma viagem, onde os participantes deverão se deslocar da unidade da Federação pela qual concorreram até a cidade sede da Etapa 2 - Final Nacional Presencial do Desafio Universitário Empreendedor 2013, ficando em regime de imersão de até 3 (três) dias.
II - Esta Etapa poderá acontecer em dias úteis, feriados ou final de semana.
III - Para a realização da viagem Nacional, está incluído neste prêmio o pagamento pelo SEBRAE das despesas com passagens aéreas (ida e volta), hospedagem e ajuda de custo para deslocamento à cidade a ser confirmada pela coordenação nacional do Desafio. O SEBRAE não arcará com outras despesas extras.
IV - O SEBRAE poderá emitir documento oficial comprobatório de ausência aos participantes que tenham dificuldades em se afastar das suas atividades de rotina (trabalho e estudos), para participarem da Etapa 2 - Final Nacional Presencial do Desafio Universitário Empreendedor 2013.

Art. 35º Caso o participante conclua a graduação durante o período vigente da competição, este poderá receber a premiação deste ciclo, porém não poderá ser premiado nos ciclos do Desafio posteriores à conclusão da graduação.

Art. 36º O estudante que for premiado pelo seu desempenho no ranking geral poderá receberá cumulativamente a premiação por sua atuação no Ranking Jogos e vice-versa.

Art. 37º Na Etapa 2 - Nacional Presencial, os 3 (três) estudantes melhores colocados nas atividades desta etapa, serão considerados vencedores e declarados campeões do Desafio Universitário Empreendedor 2013.

§ 1º Para os três primeiros estudantes declarados campeões da Etapa 2, serão concedidos um Tablet, 1 viagem internacional a um país a ser definido pela coordenação nacional do Desafio e um Troféu.

§ 2º Viagem internacional entre o Brasil e o país de destino de até 10 dias de duração para os 3 (três) participantes considerados vencedores da Etapa 2 - Nacional Presencial, incluídos os deslocamentos aéreos de ida e volta a um centro de referência mundial em empreendedorismo, a ser escolhido pela coordenação nacional do Desafio, com programação de visitas técnicas organizadas. O prêmio será composto de:

  1. Passagem aérea em classe econômica, cobrindo o trecho de ida e volta entre o aeroporto internacional da unidade da Federação pela qual os participantes concorreram mais próximo à cidade de moradia do vencedor e a cidade de destino;
  2. Hospedagem em hotel definido e custeado diretamente pela coordenação nacional do Desafio;
  3. Ajuda de custo para alimentação;
  4. Guia local para visitas técnicas e deslocamentos terrestres previstos na programação oficial; e
  5. Seguro de viagem.

I -  O prazo máximo para realização da viagem será de até 30 de novembro de 2014.

II - A data será acordada entre os participantes vencedores e a coordenação nacional do Desafio dentre os períodos oferecidos. Caberá aos vencedores a obtenção em tempo hábil de passaporte, vistos, documentação e eventuais autorizações necessárias para a viagem.

Art. 38º A premiação dos professores indicados na Etapa 2 Nacional Estadual presencial obedecerá às seguintes disposições:

§ 1º Serão premiados os 81 (oitenta e um) professores indicados dos alunos vencedores, 3 (três) por unidade da Federação, do Ranking Geral.

§ 2º Serão premiados os 1 (um) professor, o mais indicado de todo o Brasil e os professores indicados pelos 3 (três) universitários vencedores da Etapa 2 Nacional Presencial.

§ 3º Os três professores orientadores dos alunos pertencentes à equipe campeã receberão como prêmio, um Tablet, um Troféu e uma viagem nacional de até 10 dias para um grande centro de empreendedorismo brasileiro, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE.

I - Está incluída na premiação da viagem nacional ajuda de custo para até 10 diárias e passagens aéreas (ida e volta).

§ 4º O professor com maior número de indicações no Brasil receberá como prêmio, um Tablet, um Troféu e uma viagem nacional para participar da solenidade de premiação da Etapa 2 – Final Nacional Presencial, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE, para a cidade sede a ser definida pela coordenação nacional do Desafio. Adicionalmente, o professor mais indicado do Brasil receberá como prêmio uma viagem nacional de até 10 dias, com todas as despesas pagas, incluídos a ajuda de custo e os deslocamentos aéreos de ida e volta a um centro de referência mundial em empreendedorismo, a ser escolhido pela coordenação nacional do Desafio, com programação de visitas técnicas organizadas.

I - Está incluída na premiação da viagem nacional a ajuda de custo para até 10 diárias e passagens aéreas (ida e volta).
II - Estão incluídas na premiação da viagem nacional para participação da solenidade da Etapa 2 – Final Nacional ajuda de custo para até 3 diárias e passagens aéreas (ida e volta).

Art. 39º Na Etapa 1 – Classificatória Estadual, as Instituições de Ensino Superior (IES) que tiverem o maior número de alunos inscritos no Desafio Universitário Empreendedor em cada unidade da Federação, ao todo serão 27 (vinte e sete) IES vencedoras, 1(uma) por Estado, recebem Troféus.

§ 1º Também na Etapa 1 – Classificatória Estadual, as Instituições de Ensino Superior (IES) que tiverem alunos ganhadores do ranking geral receberam troféus. Em cada unidade da Federação, ao todo serão 81(oitenta e um) IES oriundas dos vencedores, 3 por estado, recebem Troféus.

§ 2º Na Etapa 2 - Final Nacional Presencial, a 1a (primeira) IES mais indicada de todo o Brasil e as IES de origem dos 3 (três) universitários vencedores da etapa nacional, serão premiados, com Troféus.

§ 3º Na Etapa 2 - Final Nacional Presencial, a 1a (primeira) IES mais indicada de todo o Brasil ganhará uma viagem nacional para participar da solenidade de premiação da Etapa 2 – Final Nacional Presencial, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE, para a cidade sede a ser definida pela coordenação nacional do Desafio. O representante deverá ser indicado pela IES através de e-mail ou ofício. Caso o representante indicado inicialmente pela IES não possa comparecer a IES tem até 72 horas para indicar novo representante e documentação relativa a esse representante para emissão de passagem.

I - Estão incluídas na premiação da viagem nacional para participação da solenidade da Etapa 2 – Final Nacional ajuda de custo para até 3 diárias e passagens aéreas (ida e volta).

Art. 40º Os prêmios da etapa estadual concedido aos 2.700 vencedores do Ranking Geral e aos 2.700 vencedores do Ranking Jogos serão enviados por envio postal, pelo SEBRAE para o endereço fornecido pelos estudantes, no ato de sua inscrição.

§ 1º Todos os outros prêmios, para alunos, professores e IES serão entregues presencialmente pelo SEBRAE em cerimônias estaduais e na cerimônia nacional. As datas e o local das cerimônias para entrega dos prêmios serão confirmados pela coordenação nacional do Desafio.

§ 2º É de inteira responsabilidade dos inscritos no Desafio a atualização de seus dados e fornecimento de informações verídicas a seu respeito, para que sejam entregues os prêmios.

Capitulo XIV – dos Critérios de Desempate

Art. 41º Em caso de empate, entre os estudantes, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  1. Maior pontuação nos Jogos online
  2. Maior pontuação nas Atividades
  3. Tempo de permanência no Desafio Universitário Empreendedor

§ 1º Se após a adoção desses critérios o empate persistir, será considerado ganhador o participante de maior idade.

Art. 42º Em caso de empate, entre os professores, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  1. Maior número de alunos indicados.
  2. Tempo de permanência no Desafio UniversitárioEmpreendedor.

§ 1º Se após a adoção desses critérios o empate persistir, será considerado ganhador o participante de maior idade.

Art. 43º Empate entre as IES serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  1. Maior número de alunos inscritos no Desafio.
  2. IES que tiver aluno melhor colocado no Ranking Geral.
  3. IES que tiver aluno melhor colocado no Ranking Jogos.

Art. 44º Se após a adoção desses critérios o empate persistir, será considerado ganhador a IES que tiver o aluno inscrito há mais tempo no Desafio Universitário Empreendedor.

Capitulo XV - COMUNICAÇÕES

Art. 45º O Suporte técnico que será dado aos participantes do Desafio será realizado à distância para esclarecer dúvidas sobre a competição e quaisquer outros questionamentos sobre a utilização da plataforma, das atividades e dos jogos do Desafio Universitário Empreendedor.

§ 1º Os questionamentos dos usuários externos serão encaminhados exclusivamente ao suporte via plataforma através do “Contato”.

I - Os participantes receberão uma mensagem indicando que a sua dúvida foi recebida e será respondida pelo Comitê gestor do Desafio Universitário Empreendedor. Esse atendimento não será realizado em tempo real, será off-line, com o tempo estimado de respostas de até 5 (cinco) dias úteis, dependendo da complexidade da dúvida encaminhada.
II - Os questionamentos apresentados durante a noite, feriados nacionais e finais de semana serão processados a partir do primeiro dia útil subsequente.

Capitulo XV - DAS PENALIDADES

Art. 46º Serão desclassificados todo e qualquer participante que tentar invadir ou violar os sistemas do Desafio Universitário Empreendedor ou tentar, de qualquer forma, adulterar resultados da competição.

Art. 47º Serão desclassificados também os participantes que agirem de forma inadequada, irresponsável, desrespeitosa ou antiética em relação aos demais participantes, aos seus colegas, aos gestores do SEBRAE e das IES, ou ainda à Coordenação nacional, a quem caberá o julgamento de cada caso.

Art. 48º O aluno será desclassificado caso não apresente, quando solicitado, o comprovante de matricula ou quaisquer outros documentos eventualmente necessários para comprovar a veracidade de informações e o preenchimento das condições exigidas para a participação no Desafio.

Art. 49º O participante que não puder comparecer a Etapa 2 Nacional Presencial, deverá comunicar sua ausência à coordenação nacional pelo ícone Contato da sua área restrita da plataforma, com 5 (cinco) dias de antecedência do início da Etapa.

§ 1º Nesse caso, o participante não terá direito a receber o prêmio da etapa em que estiver ausente.

§ 2º O participante que não comparecer a Etapa 2 - Nacional Presencial não poderá usufruir de passagens ou qualquer outro benefício imputado para a participação desta Etapa, tendo que devolvê-los ao SEBRAE.

§ 3º Será obrigatória à participação em todas as atividades programadas na Etapa 2 - Nacional Presencial. No caso de ausência de algum participante em quaisquer das atividades programadas na etapa presencial, ele será automaticamente desclassificado.

§ 4º Caso o participante conclua a graduação durante as etapas vigentes da competição, este poderá receber a premiação da etapa especifica, porém não poderá ser premiado na etapa seguinte do Desafio Universitário Empreendedor posterior à conclusão da graduação.

Capitulo XVII - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 50º As regras de pontuação aqui expostas podem ser alteradas pelo SEBRAE a qualquer momento, sendo antes comunicado aos participantes a data e o teor das mudanças com antecedência.

Art. 51º A inscrição no Desafio Universitário Empreendedor só poderá ser efetuada mediante a marcação do “Aceito” na tela de inscrição, implicando necessariamente o aceite integral e irrevogável de todos os termos, condições e cláusulas deste Regulamento.

Art. 52º Apesar de toda a comunicação oficial ocorrer por correio eletrônico e/ou na área de mensagem que se encontra na área restrita dos participantes no site da competição, em casos excepcionais a coordenação nacional poderá utilizar outro meio de comunicação.

§ 1º O participante será responsável por monitorar diariamente a sua área restrita para enviar e receber mensagens da coordenação nacional do projeto, canal de comunicação entre o SEBRAE e o participante, assim como pelo acompanhamento de todas as comunicações, avisos e informações disponibilizadas sobre a competição.

§ 2º Na plataforma do Desafio, além das informações oferecidas neste ambiente, o participante terá acesso a uma FAQ, para dirimir dúvidas.

Art. 53º Os participantes que, por motivos pessoais ou por decisão da coordenação nacional após aplicação das penalidades previstas neste Regulamento, não participarem da Etapa 2 - Nacional Presencial deverão devolver a passagem de deslocamento ou o valor correspondente a ela, caso esta já tenha sido emitida, bem como os recursos financeiros eventualmente depositados pelo SEBRAE.

Art. 54º O participante menor de 18 anos deverá apresentar autorização dos responsáveis para realizar viagem pelo Desafio Universitário Empreendedor.

Art. 55º Será obrigatória à leitura dos Manuais da competição e outros documentos apresentados pela coordenação nacional para facilitar a participação dos estudantes na competição.

Art. 56º A Etapa 2 - Nacional Presencial contará com regulamento próprio, que será publicado pelo SEBRAE, em novembro, antes do inicio da competição presencial e que deverá ser cumprido por todos os participantes.

Art. 57º Será vedada a participação na competição de quaisquer empregados, estagiários ou terceirizados que mantenham vínculo profissional direto ou indireto com o sistema SEBRAE.

Art. 58º Os participantes autorizarão a cessão de seus dados cadastrais ao SEBRAE, aos parceiros e aos patrocinadores da competição para utilização em futuras promoções, assim como cederão seus direitos e autorizarão a divulgação de seus nomes, voz e imagem de forma gratuita para divulgação desta competição, por tempo indeterminado, tanto no Brasil quanto no exterior.

Art. 59º O SEBRAE poderá, a seu juízo, utilizar os direitos e as autorizações diretamente ou mediante terceiros, com ou sem edição, mesmo após o término de cada etapa, sem que caiba aos participantes individualmente qualquer remuneração, ônus ou indenizações.

Art. 60º Não haverá pagamento de taxa de inscrição para participar do Desafio Universitário Empreendedor.

Art. 61º No ato da entrega dos prêmios serão assinados os respectivos termos de recebimento de prêmios e de cessão de direitos de imagem e voz. A partir desse momento, a responsabilidade quanto aos equipamentos será exclusiva do receptor/vencedor. A garantia e a manutenção corretiva dos equipamentos são as fornecidas pelo fabricante.

Art. 62º Este regulamento é o documento oficial do Desafio Universitário Empreendedor 2013 – competição nacional para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações constantes nos sites, nos manuais, nos regulamentos específicos ou no plano promocional, prevalecerá o quanto estipulado neste Regulamento.

Art.  63º Fica eleito o Foro da comarca de Brasília (DF) para resolução e julgamento de quaisquer questionamentos, dúvidas, controvérsias e litígios de qualquer natureza, referentes às decisões tomadas pela Coordenação Nacional do Desafio, em particular aquelas relacionadas às etapas, classificações, premiações, viagens, dentre outras relacionadas à execução e ao desenvolvimento do Desafio Universitário Empreendedor, seus jogos e as atividades do SEBRAE e das Instituições de Ensino Superior (IES), em detrimento de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja.

Ganhadores

CONHEÇA OS GANHADORES DO DESAFIO, CICLO 2013. NÃO DEIXE DE CONFERIR: VOCÊ PODE SER UM DOS CAMPEÕES!

  • Ganhadores Desafio 2013
  • Ganhador (Ranking Geral)
  • Ganhador (Ranking Jogos)
  • Professor mais indicado do Brasil
  • IES - Com mais inscritos do Brasil
  • IES - Com mais inscritos por UF

EQUIPE BASU

LARISSA ALVES DE SANTANA, LUCAS CAINÃ SANTANA E SILVA, HUGO VINÍCIUS BITTENCOURT SOARES

Pernambuco

Sebrae

Maior incentivador do empreendedorismo nacional tem orgulho de realizar e promover o Desafio Universitário Empreendedor.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um serviço social autônomo que auxilia o desenvolvimento de pequenos negócios, estimulando o empreendedorismo no país. O fomento à atividade empreendedora faz parte do DNA e da missão do Sebrae.

Contato

Entre em contato e tire suas dúvidas sobre o Desafio Universitário Empreendedor ou consulte o FAQ. Não fique com dúvidas. É rapidinho!

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DESAFIO UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR 2013

REGULAMENTO

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, em consonância com a sua missão, visão e valores, tem por objetivo institucional a promoção de atividades de fomento à cultura empreendedora por meio da orientação, capacitação e do apoio a novas ideias e iniciativas. É neste cenário que o SEBRAE lança o presente Desafio, por meio da oferta de novos produtos e soluções, com o propósito de mobilizar estudantes e professores universitários em favor da difusão do empreendedorismo e da consolidação de novos negócios no país.

Art. 1º Este Regulamento estabelece as regras para participação, seleção e premiação de estudantes universitários de graduação, de professores e de Instituições de Ensino Superior (IES) inscritos no Desafio Universitário Empreendedor, edição 2013.

Capítulo I – DOS OBJETIVOS

Art. 2º O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional, de caráter educacional, promovida pelo SEBRAE, que tem por objetivos:

  1. estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado;
  2. desenvolver nos estudantes universitários a capacidade gerencial em pequenos negócios e habilidades empreendedoras, além de difundir conceitos relacionados à competitividade, gestão, mercado, inovação e empreendedorismo;
  3. capacitar, desenvolver e aprimorar habilidades corporativas nos estudantes de graduação de forma interativa;
  4. incentivar a criatividade e competências relacionadas à tomada de decisão a partir de jogos empresariais, de livre escolha por meio de um ambiente virtual de aprendizagem; e) promover ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos estudantes universitários, a fim de contribuir com o fomento do empreendedorismo no meio acadêmico;
  5. estreitar relações institucionais com as Instituições de Ensino Superior – IES;
  6. reconhecer universitários em atividades que estimulam conhecimento sobre empreendedorismo, tomada de decisões, criação e gestão de negócios e;
  7. reconhecer professores e IES oriundos dos estudantes universitários inscritos no Desafio.

Capitulo II – Das condições de participação

Art. 3º Poderão participar do presente Desafio:

I - estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação de quaisquer IES brasileiras, credenciadas e/ou autorizadas pelo Ministério da Educação - MEC.
II - professores universitários vinculados a quaisquer IES brasileiras credenciadas e/ou autorizadas pelo MEC, mediante inscrição individual ou por indicação de estudante regularmente inscrito no presente Desafio.
III - Instituições de Ensino Superior brasileiras, credenciadas e/ou autorizadas pelo MEC, desde que vinculadas a estudantes inscritos no presente Desafio.

Capítulo III – das inscrições

Art. 4º - O processo de inscrição no presente Desafioserá composto das seguintes etapas:

  1. inscrição do estudante universitário de graduação;
  2. inscrição individual pelo professor ou por indicação do estudante universitário inscrito no Desafio;
  3. indicação da Instituição de Ensino Superior (IES) de origem do estudante inscrito noDesafio; e
  4. preenchimento do cadastro que habilita o estudante na competição.

§ 1º A participação do estudante no Desafio é gratuita.
§ 2º Na presente edição do Desafio, os estudantes deverão se inscrever apenas na modalidade individual, atendendo aos critérios previstos neste Regulamento em qualquer período do ano.
§ 3º A inscrição do estudante universitário de graduação no Desafio será efetuada exclusivamente pela internet, a partir do dia 15 de agosto de 2013, no site oficial da competição pelo endereço desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br, mediante o preenchimento do formulário de cadastro específico, da leitura e aceitação integral dos termos e das condições deste Regulamento, da concordância com o Termo de Cessão de Imagem e da indicação da Instituição de Ensino Superior (IES) na qual está matriculado.

I - Os estudantes poderão alterar a qualquer momento na plataforma, dados já inseridos no formulário, no momento da sua inscrição na plataforma.
§ 4º Poderão participar da competição estudantes universitários brasileiros residentes em todo território nacional, de qualquer curso de graduação e de quaisquer IES devidamente credenciada e/ou autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), de uma mesma unidade da Federação, considerada esta unidade, para todos os fins e efeitos de direito, a de origem do aluno.
§ 5º Os participantes devem, na data da inscrição, estar com a matrícula ativa, ou seja, devem estar regularmente matriculados em disciplina(s) na IES de origem.

II – Para efeito deste Regulamento, cursos autorizados são aqueles que receberam autorização pelo MEC para funcionar, mas ainda não possuem nenhuma turma graduada, não recebendo ainda o reconhecimento.
§ 6º No ato da inscrição, os participantes escolherão o login e a senha de acesso à plataforma do Desafio Universitário Empreendedor. O login será o email do participante. A senha será aquela cadastrada no momento da inscrição por cada estudante, na página principal do Desafio.

I - Caso o estudante tenha problemas com login e senha de acesso à área restrita, deverá enviar uma mensagem para a coordenação nacional do Desafio, informando o problema ocorrido através do ícone “Contato”, que estará disponível na página principal do Desafio.
§ 7º Caso o participante seja transferido da IES de origem em qualquer período da competição, o aluno deverá imediatamente indicar a nova IES na plataforma.
§ 8º Caso ocorra à desistência do participante durante a competição, o mesmo deverá acessar o site do Desafio Universitário Empreendedor desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br, digitar o login e a senha, e na sua área restrita, solicitar a coordenação nacional da competição a sua exclusão da competição.

I - O participante que for excluído por livre opção perderá a pontuação adquirida até o momento da sua saída do Desafio.

II – O participante poderá voltar a qualquer tempo à competição, desde que atenda aos critérios previstos neste edital e o faça com base na ativação de sua inscrição na plataforma.
§ 9º Os participantes de cursos à distância serão considerados como alunos inscritos da unidade da federação (UF) de seu domicílio, devendo comprovar a veracidade das informações, quando solicitado.
§ 10º Os participantes de cursos sequenciais de nível superior poderão se inscrever no Desafio.

I – Para efeito deste Regulamento, consideram-se cursos sequenciais os cursos superiores de curta duração que oferecem o ensino de habilidades específicas em determinadas áreas, não se confundindo com os cursos e programas tradicionais de graduação, pós-graduação, ou extensão.
§ 11º Os participantes de cursos tecnólogos denível superiorna modalidade de graduação poderão se inscrever no Desafio Universitário Empreendedor.
§ 12º Não será obrigatório para o participante indicar um professor no ato da sua inscrição, podendo o aluno optar por fazer essa indicação em fase posterior ao seu cadastro e/ou a qualquer momento da competição, ou mesmo alterar a sua indicação de professor.

I – Para indicar um professor ou alterar seus dados, o participante deverá acessar a sua área restrita na plataforma e preencher os campos de “professor indicado” e “e-mail do professor indicado” no formulário de inscrição da competição.

Art. 5º O professor universitário poderá se inscrever no Desafio Universitário Empreendedor, por sua livre opção a fim de confirmar sua inscrição, ou a qualquer momento, se indicado por um aluno participante.
§ 1º Na página do Desafio, o aluno ou o professor, no item de cadastro, deverão obrigatoriamente informar os seguintes dados: nome, data de nascimento, sexo, telefone, celular, endereço, bairro, cidade, UF, CEP, e-mail, CPF, Instituição de Ensino Superior (IES), apelido, senha. Adicionalmente o participante poderá incluir as informações: campus, complemento e foto para confirmar sua inscrição.
§ 2º O professor poderá indicar no cadastro de inscrição mais de uma IES ao qual está vinculado.

Art. 6º A participação da Instituição de Ensino Superior ocorre de maneira automática no momento em que o aluno de origem da IES confirme sua inscrição no Desafio Universitário Empreendedor. Caso a IES não esteja na lista ofertada pela plataforma no momento da inscrição do estudante, este poderá solicitar sua inclusão, através do ícone “Contato” que consta da página principal do Desafio.

Capitulo III – dA Plataforma

Art. 7ºA configuração mínima necessária do equipamento e da conexão para participar do Desafio Universitário Empreendedor será:

I – computadores e a configuração mínima: microcomputador com processador Intel I3 3220 3.3 GHz; 2 GB RAM; 5 GB de espaço livre no disco rígido (HD); Windows Vista ou Superior / Mac OS X "Snow Leopard" 10.6 ou Superior; placa de vídeo compatível com Shader Model 2.0 com 64 MB VRAM; placa de som compatível com Windows / Mac OS X; Browser com o plugin da Unity3D (Safari, Firefox ou Chrome); Acesso a internet.

II – Conexão mínima: 2Mb.
§ 1º Não será de responsabilidade do SEBRAE a solução de quaisquer problemas técnicos que venham a ocorrer durante a competição, tais como incompatibilidade de placas, desempenho de memória e da máquina e problemas de qualquer comunicação ocasionados por quaisquer redes ou quaisquer provedores de acesso.
§2º Os participantes do Desafio que utilizarem máquinas conectadas em redes com configurações técnicas especiais (firewall, Proxy e outras) deverão procurar o auxílio de suporte técnico local para o perfeito funcionamento do software.

Capitulo IV – DA Coordenação Nacional do Desafio Universitário Empreendedor

Art. 8º O Desafio será coordenado por uma equipe técnica do SEBRAE. Todos os jogos e as atividades do SEBRAE e das Instituições de Ensino Superior (IES) serão de responsabilidades da equipe técnica de ambas as entidades.

Capitulo V - da Competição para Estudantes Universitários

Art. 9º Nesta edição, a competição Desafio Universitário Empreendedor será composta por duas etapas:

  1. Etapa 1 - Etapa Estadual Classificatória Virtual e Presencial - será composta por um menu de jogos empresariais online e por diversas atividades educacionais oferecidas pelo SEBRAE e pelas IES.
  2. Etapa 2 - Etapa Nacional Presencial: Final Nacional – será presencial, onde serão oferecidas aos participantes atividades lúdicas que vão gerar pontos e definirá os campeões da competição em 2013. A etapa Nacional tem um número pré-determinado de vagas. Somente os 3 (três) primeiros colocados no Ranking Geral de cada unidade da Federação classificam-se automaticamente para esta etapa.

Art. 10º Os 3 (três) alunos que obtiverem a maior pontuação na etapa estadual, serão classificados em 1o, 2o e 3o lugar de cada unidade da Federação e serão considerados os campeões da Etapa 1, recebendo o título de campeão estadual.
§ 1º Os 3 (três) melhores colocados no Ranking Geral de cada unidade da Federação, formarão uma equipe para participar da competição Final Nacional. Cada equipe só poderá ter integrantes classificados na etapa estadual e deve pertencer a mesma unidade da Federação.
§ 2º Os 3 (três) alunos campeões estadual da Etapa 1 participarão da Etapa 2 – Final Nacional Presencial, que acontecerá em novembro, em data e cidade a serem confirmadas pela coordenação nacional do Desafio.
§ 3º Caso algum dos participantes vencedores da Etapa 1 – Classificatória Estadual, não possa participar da Etapa 2 - Final Nacional Presencial, será convocado o estudante que se encontra em posição do ranking geral imediatamente posterior ao terceiro lugar na unidade Federativa de origem do aluno desistente, respeitando a sua pontuação na data em que forem informados os vencedores estaduais no mês de outubro de 2013.
§ 4º Havendo nova desistência será convocado o estudante que se encontra em posição do ranking geral imediatamente posterior ao quarto lugar e assim, sucessivamente, respeitando a sua pontuação na data em que forem informados os vencedores estaduais no mês de outubro de 2013.
§ 5º Os estudantes classificados na Etapa 1 irão disputar o título de melhor equipe da etapa presencial nacional e serão declarados vencedores do Desafio Universitário Empreendedor 2013.
§ 6º Os demais participantes não classificados para a Etapa 2 continuam na competição acumulando pontos e podem concorrer a prêmios posteriormente.

Capitulo VI – DO Cronograma da Competição

Art. 11º O cronograma geral do Desafio obedecerá aos seguintes termos:

  1. Inscrições: Estarão abertas as inscrições do Desafio, a partir do dia 15 de agosto de 2013 e ficarão abertas por tempo indeterminado.
  2. Classificatória Estadual: Acontecerá em outubro de 2013, período em que serão anunciados pela coordenação nacional do Desafio, os 81 (oitenta e um) alunos finalistas do Desafio, sendo estes os três estudantes que obtiverem a maior pontuação no Ranking Geral por unidade da Federação. Esses estudantes passarão para a Etapa 2 - Final Nacional Presencial.
  3. Final Nacional Presencial: A etapa Nacional contará com os 81 (oitenta e um) classificados na Etapa 1 e acontecerá em novembro de 2013, com a realização de atividades por até 3 (três) dias.

Capitulo VII - da Competição para Professores

Art. 12º O professor terá acesso à plataforma pelo site do Desafio Universitário Empreendedor, podendo interagir com os participantes e acompanhar a evolução da pontuação daqueles alunos que o indicaram.

Art. 13º O professor só adquire pontos quando for escolhido como “professor indicado” por um aluno participante do Desafio. A cada indicação, o professor ganhará 01 ponto.

Art. 14º O professor terá acesso à Plataforma e poderá jogar qualquer dos jogos disponíveis. A pontuação alcançada nesses jogos ou em qualquer outra atividade não será considerada, ou seja, o professor só pontua com a indicação dos alunos.

Art. 15º O professor poderá acompanhar seu desempenho na competição na plataforma, onde será permitido visualizar:

  1. a posição do docente nos rankings em relação aos outros professores das unidades federativas e do Brasil;
  2. a posição da(s) IES a(s) qual (is) o professor pertence; e
  3. a posição dos alunos que o indicaram.

Capitulo VIII - da Competição para as IES

Art. 16º As Instituições de Ensino Superior, não terão nenhum representante formal durante a competição. A IES só adquire pontos mediante a inscrição dos alunos no Desafio Universitário Empreendedor
§ 1º A cada inscrição de aluno regularmente matriculado em curso superior, a IES ganhará 01 ponto.
§ 2º A pontuação da IES será divulgada na página inicial da Plataforma e também, nas áreas restritas do professor e do aluno.

Capitulo IX – DOS Critérios de Níveis de Pontuação e dA Carga horária das Atividades

Art. 17º A pontuação geral do estudante, durante o ano de 2013, se dará mediante a soma de todos os pontos alcançados nos jogos on-line e nas atividades ofertadas pelo SEBRAE e pelas IES.

Art. 18º A plataforma de aprendizagem educacional do Desafio Universitário Empreendedor é composta por “15 Níveis”.
§ 1º Cada jogo e atividades realizadas gerarão pontos. Para os participantes avançarem de nível deverão alcançar a pontuação indicada no Capitulo X – Da Classificação por nível, Artigo 22.
§ 2º O participante poderá pontuar na competição através de:

  1. Participação em jogos online;
  2. Participação em Capacitação presencial SEBRAE;
  3. Realização de cursos do Ensino à Distância SEBRAE;
  4. Participação no evento Papo de Negócio SEBRAE;
  5. Realização de Disciplinas de Empreendedorismo nas IES.

Art. 19º - A comprovação das soluções educacionais realizadas pelos estudantes participantes determinará a sua pontuação e sua posição em relação aos outros participantes na competição.
§ 1º Os pontos adquiridos irão compor um Placar Individual na plataforma, definido por um ranking de jogos e um ranking geral que serão divulgados na página do Desafio.
§ 2º As pontuações alcançadas nas atividades ofertadas pelo SEBRAE e pelas IES são cumulativas, porem não serão contabilizados os pontos do mesmo curso realizado mais de uma vez pelos participantes.

Art. 20º - Os Jogos Online estarão disponíveis em Plataforma PC-Personal Computer - um ambiente de jogos digitais que auxiliará os estudantes inscritos no Desafio a desenvolverem a capacidade gerencial em pequenos negócios e as habilidades empreendedoras, além de difundir os conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.
§ 1º Será oferecida uma lista de jogos online, onde cada participante escolhe o jogo, começa a jogar, toma decisões e ao final de seu desempenho recebe os resultados de sua pontuação, que será adicionada aos pontos gerados pelas atividades escolhidas.
§ 2º A plataforma utilizara um software de gerenciamento que durante a competição aferirá a pontuação de cada participante. Esse resultado gerará um Ranking de Jogos e um Ranking Geral onde os resultados de cada um dos alunos serão comparados com os demais participantes durante a competição.
§ 3º Cada participante poderá escolher qualquer jogo na plataforma para começar a jogar. Automaticamente gerará pontos que alimentará um ranking de jogos e do ranking geral, onde será possível visualizar os alunos que obtiverem a melhor colocação a partir do seu desempenho em cada jogo e nas atividades.
§ 4º A pontuação alcançada por cada estudante dentro de cada jogo não é cumulativa. Só será contabilizada na Plataforma a maior pontuação (recorde) que o participante obtiver naquele jogo. Cada jogo tem a pontuação máxima de 1.000.000 pontos.
I – A pontuação adquirida pelo estudante em cada jogo será dividida por 10 e será contabilizada nos rankings. Dessa forma, para a competição, os jogos contribuem com no máximo 100.000 mil pontos.

Art. 21º - O participante poderá pontuar através da Capacitação presencial SEBRAE onde será oferecido aos participantes, através de um portfólio de soluções dos SEBRAE estaduais, para livre escolha dos participantes inscritos no Desafio Universitário Empreendedor diversas atividades, a saber: cursos presenciais, palestras presenciais, oficinas e seminários, respeitando os critérios de pré-requisitos da capacitação, dentre aquelas modalidades de educação ofertada na programação educacional do SEBRAE.
§ 1º Cada SEBRAE estadual tem uma política de aplicação de preços nas capacitações presenciais ofertadas. Alguns cursos podem ser feitos mediante taxas de participação ou podem ser gratuitos a critério da instituição estadual.
§ 2º A pontuação das atividades de Capacitação presencial SEBRAE são classificadas por carga horária e pontos, que alimentará um ranking conforme demonstrado abaixo:

  1. Atividades de capacitação presencial ofertados pelo SEBRAE com carga horária inferior a 13 (treze) horas – somará 20.000 pontos.
  2. Atividades de capacitação presencial ofertados pelo SEBRAE com carga horária entre 13 (treze) e 30 (trinta) horas – somará 50.000 pontos.
  3. Atividades de capacitação presencial ofertados pelo SEBRAE com carga horária superior a 30 (trinta) horas - somará 100.000 pontos.

§ 3º Os certificados gerados pela participação do estudante nas atividades de Capacitação presencial SEBRAE (cursos presenciais, oficinas, seminários e palestras) só serão aceitos na plataforma se estes documentos forem realizados ate 1 (um) ano antes de sua inserção na plataforma.
  1. Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Art. 22º - Em Ensino à distância SEBRAE o participante pode pontuar através da realização de cursos on-line do SEBRAE serão realizados à distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, com diversos recursos de tutoria e regras. As soluções estarão disponíveis por perfis e serão gratuitas e oferecidas no site da Educação a Distância, no endereço: http://www.ead.sebrae.com.br, respeitando a carga horária e a oferta de cursos disponíveis no período.
§ 1º Serão validados os pontos de realização de cursos on-line do SEBRAE até o limite de 10 cursos virtuais por ano. Acima deste limite, os pontos não serão computados para o Ranking do participante.
§ 2º A pontuação das atividades de Ensino à Distância, classificadas por carga horária e pontos, alimentará um ranking conforme demonstrado abaixo:

  1. Realização de cursos de ensino a distância ofertados pelo SEBRAE com carga horária inferior a 13 (treze) horas – somará 20.000 pontos.
  2. Realização de cursos de ensino a distância ofertados pelo SEBRAE com carga horária entre 13 (treze) e 30 (trinta) horas – somará 50.000 pontos.
  3. Realização de cursos de ensino a distância ofertados pelo SEBRAE com carga horária superior a 30 (trinta) horas - somará 100.000 pontos.

§ 3º Os certificados gerados pela participação do estudante nas atividades do Ensino à Distância SEBRAE, só serão aceitos na plataforma se estes documentos forem realizados ate 1 (um) ano antes de sua inserção na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Art. 23º - O evento Papo de Negócio será oferecido aos participantes do Desafio no formato entrevista, como um evento virtual gratuito.

§ 1º  O estudante que escolher participar do evento Papo de Negócio, deverá acessar o endereço: http://papodenegociosebrae.wordpress.com e preencher o formulário de inscrição com seu nome e inserir o mesmo endereço de e-mail que escreveu no Desafio.

§ 2º Para que o estudante pontue na atividade Papo de Negócio, ele deverá está inscrito no Desafio e na atividade Papo de Negócios.

§ 3º O participante da atividade Papo de Negócio não precisará anexar a certificação comprovando a realização da atividade. Apesar de não precisar inserir a comprovação na plataforma, o participante deverá indicar a realização da atividade.

§ 4º - Ao realizar a atividade Papo de Negócio o inscrito no Desafio receberá 20.000 pontos.

§ 5º Os estudantes que participarem da atividade Papo de Negocio pontuam somente se a sua participação no evento ocorrer em período anterior há um ano a contar da data de inserção dessa atividade na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Art. 24º - São consideradas disciplinas de empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior, aquelas cuja ementa tenha conteúdo relacionado ao tema “Empreendedorismo” e que tenham em seu currículo de forma expressa, as temáticas: as características do comportamento empreendedor, iniciação à atividade empresarial, inovação, modelos, gestão e planos de negócios.

§ 1º A disciplina deve estar ligada à promoção e a difusão da cultura empreendedora, contribuindo para que os alunos desenvolvam ideias e planejem seus próprios negócios. 

§ 2º A pontuação desse tipo de Atividade é fixa e vale pontos, independentemente da carga horária. Para obter a pontuação neste tipo de atividade, que se encontra na Plataforma no campo “Disciplinas de Empreendedorismo das IES”, o participante deverá clicar no item “Comprovação” e inserir a Declaração de conclusão ou o Certificado da disciplina cursada na IES e a ementa da disciplina.

§ 3º Nesta declaração ou certificado será obrigatório constar a identificação do aluno, da disciplina e da IES, o curso de graduação, a data de conclusão da disciplina e a ementa. Caso na declaração não conste a ementa da disciplina, a mesma poderá ser inserida no campo da comprovação de conclusão da disciplina.

§ 4º Só será permitida a inclusão de 1 (uma) Atividade IES - Disciplina de Empreendedorismo - por semestre, sendo considerado semestre o período compreendido entre 01/01 a 30/06 e de 01/07 a 31/12 de 2013.

§ 5º Os alunos que realizarem a atividade Disciplinas de empreendedorismo ofertadas pela IES, independente da carga horária da disciplina, serão adicionados 100.000 pontos ao Ranking Geral.

§ 6º Os estudantes que participarem da atividade Disciplina de Empreendedorismo pontuam somente se a sua participação no evento ocorrer em período anterior há um ano a contar da data de inserção dessa atividade na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

Capitulo X – DA Classificação por Nível

Art. 25º No No Desafio Universitário Empreendedor, foram estabelecidos o máximo de 15 níveis. Em cada nível será oferecida lista de soluções educacionais e de jogos online que permitirá que o participante alcance sua pontuação nos rankings do Desafio.

§ 1º O Nível de cada participante será indicado através de um placar que informará em que nível cada jogador está e quantos pontos faltam para ele atingir o nível seguinte.

§ 2º A cada avanço de nível o jogador receberá uma pontuação de bonificação de 20.000 pontos.

§ 3º Após cada ciclo da competição os pontos alcançados pelos participantes, serão mantidos para a composição do ranking geral.

§ 4º O participante poderá ainda, acompanhar sua evolução na competição ao visualizar o nível do jogador na barra de progresso na plataforma. Este placar informará quantos pontos faltam para ele atingir o nível seguinte. 

Art. 26º Os níveis foram classificados obedecendo ao número de atividades e de jogos, escolhidos pelos participantes, com a seguinte composição e critérios, a seguir relacionados:

Nível 1 -

aquisição de 50 mil pontos

Nível 2 -

aquisição de 100 mil pontos

Nível 3 -

aquisição de 150 mil pontos

Nível 4 -

aquisição de 250 mil pontos

Nível 5 -

aquisição de 400 mil pontos

Nível 6 -

aquisição de 650 mil pontos

Nível 7 -

aquisição de 900 mil pontos

Nível 8 -

aquisição de 1.5 milhões de pontos

Nível 9 -

aquisição de 1.7 milhões pontos

Nível 10 -

aquisição de 2 milhões de pontos

Nível 11 -

aquisição de 2.4 milhões de pontos

Nível 12 -

aquisição de 2.6 milhões de pontos

Nível 13 -

aquisição de 2.8 milhões de pontos

Nível 14 -

aquisição de 3 milhões de pontos

Nível 15 -

aquisição de 3.5 milhões de pontos

§ 1º A barra de pontuação geral apresentará o total de pontos acumulados pelo jogador durante todo o tempo de sua permanência no Desafio Universitário Empreendedor.

§ 2º Nessa barra também será apresentada a posição do jogador em relação aos demais competidores nacionais.

§ 3º Ao término do período do Desafio Universitário Empreendedor de 2013, o nível e a pontuação alcançada pelos jogadores serão armazenados e continuarão a ser exibidos na plataforma.

§ 4º O resultado da pontuação adquirida por cada participante em 2013 será considerada para a sua participação na competição do ano de 2014.
 
Capitulo XI – DO Certificado FORNECIDOS PELO SEBRAE E PELAS IES

Art. 27º Os certificados de conclusão dos cursos e de atividades com eventos que geram certificados provenientes de atividades do Ensino à Distância SEBRAE, Capacitação presencial e Disciplina de Empreendedorismo deverão ser inseridos pelos participantes na plataforma para que a pontuação seja validada pela coordenação nacional do Desafio Universitário Empreendedor.

§ 1º Os certificados gerados pela participação do estudante nas atividades: cursos on- line e cursos presenciais, oficinas, seminários e palestras ofertadas pelo SEBRAE, só serão aceitos na plataforma se estas atividades forem realizadas ate 1 (um) ano antes de sua inserção na plataforma.

I - Após o período de um ano, não serão considerados os pontos gerados por realização nessas atividades.

§ 2º A qualquer momento, a Coordenação Nacional do Desafio Universitário Empreendedor poderá verificar a veracidade das informações e dos certificados inseridos na plataforma e solicitar maiores informações aos participantes sobre os documentos anexados na plataforma, que comprovam a realização das atividades e das respectivas pontuações conquistadas pelo participante.

§ 3º Os estudantes que participarem das disciplinas de empreendedorismo oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior, deverá solicitar à própria IES, a emissão do certificado.

§ 4º A pontuação dos vencedores em cada uma das etapas será auditada pela Coordenação nacional do Desafio Universitário Empreendedor. O participante se compromete, ao aceitar os termos do presente regulamento, a inserir somente informações verídicas a seu respeito e de suas atividades realizadas e a manter suas informações atualizadas.

§ 5º Caso seja comprovada falha na apresentação dos documentos solicitados ou tentativa de burlar as regras de pontuação, a Coordenação Nacional do Desafio poderá aplicar penas que vão desde advertência à perda dos pontos ou até mesmo a exclusão do participante da competição.

 Capitulo XII – DO Certificado DO DESAFIO UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR

Art. 28º Não serão entregues certificados de participação da Etapa 1 do Desafio, em 2013.

Art. 29º Só terão direito ao certificado de participação os alunos que forem premiados na Etapa 2 – Final Nacional.

Art. 30º O SEBRAE só entregará em mãos os certificados de participação no Desafio aos participantes das atividades da competição da Etapa 2 - Final Nacional Presencial do Desafio Universitário Empreendedor 2013, que ocorrerá em novembro, em data e cidade sede a serem confirmadas pela coordenação nacional do projeto.

Capitulo XIII – DOS Critérios PARA A Distribuição dOS Prêmios

Art. 31º Os prêmios serão atribuídos por categoria de públicos participantes do Desafio: estudantes, professores e IES, obedecendo ao critério de pontuação alcançada pelos alunos no Ranking de Jogos e no Ranking Geral.

§ 1º Por categoria de públicos, serão concedidos os seguintes prêmios:

Viagens nacional e internacional
Kit Estudante 1 – Bolsa e camiseta – tema do Desafio
Kit Estudante 2 – Caneca e Badge - tema dos Jogos
Smartphone
Tablet
Troféu estudante
Troféu professor
Troféu IES

Art. 32º Na Etapa Classificatória Estadual serão premiados, em cada unidade da federação, pela qual estão competindo, os estudantes que estiverem entre a 1a. a 100a. posição no Ranking Geral em cada Estado. Ao todo, serão premiados até 2.700 estudantes, até 100 estudantes por estado, que receberão de prêmio um Kit Estudante 1 – Bolsa e camiseta – com o tema do Desafio.

Art. 33º Na Etapa Classificatória Estadual, ainda serão concedidos aos 100 alunos vencedores, em cada unidade da Federação pela qual estão competindo, prêmios aos estudantes que estiverem entre a 1a. a 10a. posição no Ranking Jogos (até 10 jogos). Ao todo, serão premiados 2.700 estudantes, 100 estudantes por Estado, que receberão de prêmio 1 Kit Estudante 2 – Caneca e Badge - tema dos Jogos.

Art. 34º Também serão concedidos aos 3 (três) primeiros estudantes, da 1a etapa, colocados no Ranking Geral, em cada unidade da federação, os seguintes prêmios:

a) Os participantes vencedores em 1, 2 e 3o Lugar na sua unidade da Federação receberão os seguintes prêmios: um Smartphone, um Kit Estudante 1, um Troféu e uma Viagem Nacional para participar da competição Nacional.

I - Estarão incluídos neste prêmio para os estudantes premiados em 1, 2 e 3o lugar de cada unidade da Federação, com a duração 3 (três) dias, uma viagem, onde os participantes deverão se deslocar da unidade da Federação pela qual concorreram até a cidade sede da Etapa 2 - Final Nacional Presencial do Desafio Universitário Empreendedor 2013, ficando em regime de imersão de até 3 (três) dias.
II - Esta Etapa poderá acontecer em dias úteis, feriados ou final de semana.
III - Para a realização da viagem Nacional, está incluído neste prêmio o pagamento pelo SEBRAE das despesas com passagens aéreas (ida e volta), hospedagem e ajuda de custo para deslocamento à cidade a ser confirmada pela coordenação nacional do Desafio. O SEBRAE não arcará com outras despesas extras.
IV - O SEBRAE poderá emitir documento oficial comprobatório de ausência aos participantes que tenham dificuldades em se afastar das suas atividades de rotina (trabalho e estudos), para participarem da Etapa 2 - Final Nacional Presencial do Desafio Universitário Empreendedor 2013.

Art. 35º Caso o participante conclua a graduação durante o período vigente da competição, este poderá receber a premiação deste ciclo, porém não poderá ser premiado nos ciclos do Desafio posteriores à conclusão da graduação.

Art. 36º O estudante que for premiado pelo seu desempenho no ranking geral poderá receberá cumulativamente a premiação por sua atuação no Ranking Jogos e vice-versa.

Art. 37º Na Etapa 2 - Nacional Presencial, os 3 (três) estudantes melhores colocados nas atividades desta etapa, serão considerados vencedores e declarados campeões do Desafio Universitário Empreendedor 2013.

§ 1º Para os três primeiros estudantes declarados campeões da Etapa 2, serão concedidos um Tablet, 1 viagem internacional a um país a ser definido pela coordenação nacional do Desafio e um Troféu.

§ 2º Viagem internacional entre o Brasil e o país de destino de até 10 dias de duração para os 3 (três) participantes considerados vencedores da Etapa 2 - Nacional Presencial, incluídos os deslocamentos aéreos de ida e volta a um centro de referência mundial em empreendedorismo, a ser escolhido pela coordenação nacional do Desafio, com programação de visitas técnicas organizadas. O prêmio será composto de:

  1. Passagem aérea em classe econômica, cobrindo o trecho de ida e volta entre o aeroporto internacional da unidade da Federação pela qual os participantes concorreram mais próximo à cidade de moradia do vencedor e a cidade de destino;
  2. Hospedagem em hotel definido e custeado diretamente pela coordenação nacional do Desafio;
  3. Ajuda de custo para alimentação;
  4. Guia local para visitas técnicas e deslocamentos terrestres previstos na programação oficial; e
  5. Seguro de viagem.

I -  O prazo máximo para realização da viagem será de até 30 de novembro de 2014.

II - A data será acordada entre os participantes vencedores e a coordenação nacional do Desafio dentre os períodos oferecidos. Caberá aos vencedores a obtenção em tempo hábil de passaporte, vistos, documentação e eventuais autorizações necessárias para a viagem.

Art. 38º A premiação dos professores indicados na Etapa 2 Nacional Estadual presencial obedecerá às seguintes disposições:

§ 1º Serão premiados os 81 (oitenta e um) professores indicados dos alunos vencedores, 3 (três) por unidade da Federação, do Ranking Geral.

§ 2º Serão premiados os 1 (um) professor, o mais indicado de todo o Brasil e os professores indicados pelos 3 (três) universitários vencedores da Etapa 2 Nacional Presencial.

§ 3º Os três professores orientadores dos alunos pertencentes à equipe campeã receberão como prêmio, um Tablet, um Troféu e uma viagem nacional de até 10 dias para um grande centro de empreendedorismo brasileiro, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE.

I - Está incluída na premiação da viagem nacional ajuda de custo para até 10 diárias e passagens aéreas (ida e volta).

§ 4º O professor com maior número de indicações no Brasil receberá como prêmio, um Tablet, um Troféu e uma viagem nacional para participar da solenidade de premiação da Etapa 2 – Final Nacional Presencial, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE, para a cidade sede a ser definida pela coordenação nacional do Desafio. Adicionalmente, o professor mais indicado do Brasil receberá como prêmio uma viagem nacional de até 10 dias, com todas as despesas pagas, incluídos a ajuda de custo e os deslocamentos aéreos de ida e volta a um centro de referência mundial em empreendedorismo, a ser escolhido pela coordenação nacional do Desafio, com programação de visitas técnicas organizadas.

I - Está incluída na premiação da viagem nacional a ajuda de custo para até 10 diárias e passagens aéreas (ida e volta).
II - Estão incluídas na premiação da viagem nacional para participação da solenidade da Etapa 2 – Final Nacional ajuda de custo para até 3 diárias e passagens aéreas (ida e volta).

Art. 39º Na Etapa 1 – Classificatória Estadual, as Instituições de Ensino Superior (IES) que tiverem o maior número de alunos inscritos no Desafio Universitário Empreendedor em cada unidade da Federação, ao todo serão 27 (vinte e sete) IES vencedoras, 1(uma) por Estado, recebem Troféus.

§ 1º Também na Etapa 1 – Classificatória Estadual, as Instituições de Ensino Superior (IES) que tiverem alunos ganhadores do ranking geral receberam troféus. Em cada unidade da Federação, ao todo serão 81(oitenta e um) IES oriundas dos vencedores, 3 por estado, recebem Troféus.

§ 2º Na Etapa 2 - Final Nacional Presencial, a 1a (primeira) IES mais indicada de todo o Brasil e as IES de origem dos 3 (três) universitários vencedores da etapa nacional, serão premiados, com Troféus.

§ 3º Na Etapa 2 - Final Nacional Presencial, a 1a (primeira) IES mais indicada de todo o Brasil ganhará uma viagem nacional para participar da solenidade de premiação da Etapa 2 – Final Nacional Presencial, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE, para a cidade sede a ser definida pela coordenação nacional do Desafio. O representante deverá ser indicado pela IES através de e-mail ou ofício. Caso o representante indicado inicialmente pela IES não possa comparecer a IES tem até 72 horas para indicar novo representante e documentação relativa a esse representante para emissão de passagem.

I - Estão incluídas na premiação da viagem nacional para participação da solenidade da Etapa 2 – Final Nacional ajuda de custo para até 3 diárias e passagens aéreas (ida e volta).

Art. 40º Os prêmios da etapa estadual concedido aos 2.700 vencedores do Ranking Geral e aos 2.700 vencedores do Ranking Jogos serão enviados por envio postal, pelo SEBRAE para o endereço fornecido pelos estudantes, no ato de sua inscrição.

§ 1º Todos os outros prêmios, para alunos, professores e IES serão entregues presencialmente pelo SEBRAE em cerimônias estaduais e na cerimônia nacional. As datas e o local das cerimônias para entrega dos prêmios serão confirmados pela coordenação nacional do Desafio.

§ 2º É de inteira responsabilidade dos inscritos no Desafio a atualização de seus dados e fornecimento de informações verídicas a seu respeito, para que sejam entregues os prêmios.

Capitulo XIV – dos Critérios de Desempate

Art. 41º Em caso de empate, entre os estudantes, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  1. Maior pontuação nos Jogos online
  2. Maior pontuação nas Atividades
  3. Tempo de permanência no Desafio Universitário Empreendedor

§ 1º Se após a adoção desses critérios o empate persistir, será considerado ganhador o participante de maior idade.

Art. 42º Em caso de empate, entre os professores, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  1. Maior número de alunos indicados.
  2. Tempo de permanência no Desafio UniversitárioEmpreendedor.

§ 1º Se após a adoção desses critérios o empate persistir, será considerado ganhador o participante de maior idade.

Art. 43º Empate entre as IES serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  1. Maior número de alunos inscritos no Desafio.
  2. IES que tiver aluno melhor colocado no Ranking Geral.
  3. IES que tiver aluno melhor colocado no Ranking Jogos.

Art. 44º Se após a adoção desses critérios o empate persistir, será considerado ganhador a IES que tiver o aluno inscrito há mais tempo no Desafio Universitário Empreendedor.

Capitulo XV - COMUNICAÇÕES

Art. 45º O Suporte técnico que será dado aos participantes do Desafio será realizado à distância para esclarecer dúvidas sobre a competição e quaisquer outros questionamentos sobre a utilização da plataforma, das atividades e dos jogos do Desafio Universitário Empreendedor.

§ 1º Os questionamentos dos usuários externos serão encaminhados exclusivamente ao suporte via plataforma através do “Contato”.

I - Os participantes receberão uma mensagem indicando que a sua dúvida foi recebida e será respondida pelo Comitê gestor do Desafio Universitário Empreendedor. Esse atendimento não será realizado em tempo real, será off-line, com o tempo estimado de respostas de até 5 (cinco) dias úteis, dependendo da complexidade da dúvida encaminhada.
II - Os questionamentos apresentados durante a noite, feriados nacionais e finais de semana serão processados a partir do primeiro dia útil subsequente.

Capitulo XV - DAS PENALIDADES

Art. 46º Serão desclassificados todo e qualquer participante que tentar invadir ou violar os sistemas do Desafio Universitário Empreendedor ou tentar, de qualquer forma, adulterar resultados da competição.

Art. 47º Serão desclassificados também os participantes que agirem de forma inadequada, irresponsável, desrespeitosa ou antiética em relação aos demais participantes, aos seus colegas, aos gestores do SEBRAE e das IES, ou ainda à Coordenação nacional, a quem caberá o julgamento de cada caso.

Art. 48º O aluno será desclassificado caso não apresente, quando solicitado, o comprovante de matricula ou quaisquer outros documentos eventualmente necessários para comprovar a veracidade de informações e o preenchimento das condições exigidas para a participação no Desafio.

Art. 49º O participante que não puder comparecer a Etapa 2 Nacional Presencial, deverá comunicar sua ausência à coordenação nacional pelo ícone Contato da sua área restrita da plataforma, com 5 (cinco) dias de antecedência do início da Etapa.

§ 1º Nesse caso, o participante não terá direito a receber o prêmio da etapa em que estiver ausente.

§ 2º O participante que não comparecer a Etapa 2 - Nacional Presencial não poderá usufruir de passagens ou qualquer outro benefício imputado para a participação desta Etapa, tendo que devolvê-los ao SEBRAE.

§ 3º Será obrigatória à participação em todas as atividades programadas na Etapa 2 - Nacional Presencial. No caso de ausência de algum participante em quaisquer das atividades programadas na etapa presencial, ele será automaticamente desclassificado.

§ 4º Caso o participante conclua a graduação durante as etapas vigentes da competição, este poderá receber a premiação da etapa especifica, porém não poderá ser premiado na etapa seguinte do Desafio Universitário Empreendedor posterior à conclusão da graduação.

Capitulo XVII - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 50º As regras de pontuação aqui expostas podem ser alteradas pelo SEBRAE a qualquer momento, sendo antes comunicado aos participantes a data e o teor das mudanças com antecedência.

Art. 51º A inscrição no Desafio Universitário Empreendedor só poderá ser efetuada mediante a marcação do “Aceito” na tela de inscrição, implicando necessariamente o aceite integral e irrevogável de todos os termos, condições e cláusulas deste Regulamento.

Art. 52º Apesar de toda a comunicação oficial ocorrer por correio eletrônico e/ou na área de mensagem que se encontra na área restrita dos participantes no site da competição, em casos excepcionais a coordenação nacional poderá utilizar outro meio de comunicação.

§ 1º O participante será responsável por monitorar diariamente a sua área restrita para enviar e receber mensagens da coordenação nacional do projeto, canal de comunicação entre o SEBRAE e o participante, assim como pelo acompanhamento de todas as comunicações, avisos e informações disponibilizadas sobre a competição.

§ 2º Na plataforma do Desafio, além das informações oferecidas neste ambiente, o participante terá acesso a uma FAQ, para dirimir dúvidas.

Art. 53º Os participantes que, por motivos pessoais ou por decisão da coordenação nacional após aplicação das penalidades previstas neste Regulamento, não participarem da Etapa 2 - Nacional Presencial deverão devolver a passagem de deslocamento ou o valor correspondente a ela, caso esta já tenha sido emitida, bem como os recursos financeiros eventualmente depositados pelo SEBRAE.

Art. 54º O participante menor de 18 anos deverá apresentar autorização dos responsáveis para realizar viagem pelo Desafio Universitário Empreendedor.

Art. 55º Será obrigatória à leitura dos Manuais da competição e outros documentos apresentados pela coordenação nacional para facilitar a participação dos estudantes na competição.

Art. 56º A Etapa 2 - Nacional Presencial contará com regulamento próprio, que será publicado pelo SEBRAE, em novembro, antes do inicio da competição presencial e que deverá ser cumprido por todos os participantes.

Art. 57º Será vedada a participação na competição de quaisquer empregados, estagiários ou terceirizados que mantenham vínculo profissional direto ou indireto com o sistema SEBRAE.

Art. 58º Os participantes autorizarão a cessão de seus dados cadastrais ao SEBRAE, aos parceiros e aos patrocinadores da competição para utilização em futuras promoções, assim como cederão seus direitos e autorizarão a divulgação de seus nomes, voz e imagem de forma gratuita para divulgação desta competição, por tempo indeterminado, tanto no Brasil quanto no exterior.

Art. 59º O SEBRAE poderá, a seu juízo, utilizar os direitos e as autorizações diretamente ou mediante terceiros, com ou sem edição, mesmo após o término de cada etapa, sem que caiba aos participantes individualmente qualquer remuneração, ônus ou indenizações.

Art. 60º Não haverá pagamento de taxa de inscrição para participar do Desafio Universitário Empreendedor.

Art. 61º No ato da entrega dos prêmios serão assinados os respectivos termos de recebimento de prêmios e de cessão de direitos de imagem e voz. A partir desse momento, a responsabilidade quanto aos equipamentos será exclusiva do receptor/vencedor. A garantia e a manutenção corretiva dos equipamentos são as fornecidas pelo fabricante.

Art. 62º Este regulamento é o documento oficial do Desafio Universitário Empreendedor 2013 – competição nacional para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações constantes nos sites, nos manuais, nos regulamentos específicos ou no plano promocional, prevalecerá o quanto estipulado neste Regulamento.

Art.  63º Fica eleito o Foro da comarca de Brasília (DF) para resolução e julgamento de quaisquer questionamentos, dúvidas, controvérsias e litígios de qualquer natureza, referentes às decisões tomadas pela Coordenação Nacional do Desafio, em particular aquelas relacionadas às etapas, classificações, premiações, viagens, dentre outras relacionadas à execução e ao desenvolvimento do Desafio Universitário Empreendedor, seus jogos e as atividades do SEBRAE e das Instituições de Ensino Superior (IES), em detrimento de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja.

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