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DIAS para a
premiação

O DESAFIO

Teste suas capacidades empreendedoras e os desafios impostos pelo mercado. Aprimore suas habilidades, sua competitividade! Não perca a chance de participar dessa incrível competição e ganhar muitos prêmios!

O DESAFIO

Encare o Desafio Universitário Empreendedor! É uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao participar do Desafio você será estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficará mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Participe da competição e seja o grande vencedor do Desafio Universitário Empreendedor. Coloque a prova sua habilidade em gerir negócios participando das atividades virtuais e presenciais que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

Professores e alunos participantes podem ainda faturar prêmios incríveis, que vão desde troféus a viagens... Os participantes melhores colocados nos Rankings serão recompensados por sua dedicação e desempenho. Vai deixar de se esforçar?

FIQUE LIGADO

Neste ano, o Desafio Universitário Empreendedor será composto de várias etapas com premiação para os melhores colocados do ranking. Em 2014, novas atividades inovadoras serão incluídas e é claro que a competição ficará mais desafiadora, mas todos sabem que vocês são capazes.
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Regulamento

Papo sério! Leia o documento que rege direitos e deveres de quem participa do Desafio Universitário Empreendedor.

REGULAMENTO

DESAFIO UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, em consonância com sua missão, sua visão e seus valores, objetiva institucionalmente promover atividades de fomento à cultura empreendedora por meio de orientação, capacitação e apoio a novas ideias e iniciativas. Nesse cenário o SEBRAE lança este Desafio, mediante a oferta de novos produtos e soluções, a fim de mobilizar estudantes e professores universitários em prol da difusão do empreendedorismo e da consolidação de novos negócios no país. 

Este Regulamento constitui o documento oficial do "Desafio Universitário Empreendedor" - Competição Nacional - para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações constantes nos sítios, nos manuais, nos regulamentos específicos ou no plano promocional, prevalecerá o estipulado neste Regulamento.

I

OBJETIVOS

Art. 1º O “Desafio Universitário Empreendedor” é uma competição nacional, de caráter educacional, realizada pelo SEBRAE, com os objetivos de:

I estimular atitudes empreendedoras entre estudantes universitários de graduação e professores universitários, com vistas a desenvolver competências para gerenciar pequenos negócios e aprimorar habilidades corporativas a partir de jogos empresariais e outras soluções educacionais;
II disponibilizar ferramentas pedagógicas complementares para o ensino do empreendedorismo e gestão de negócios.

II

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Art. 2º Poderão participar desse Desafio:

I Estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação, bacharelado, licenciatura, tecnólogo e sequenciais autorizados pelo Ministério da Educação – MEC, de qualquer Instituição de Ensino Superior – IES brasileira, credenciada e/ou autorizada pelo – MEC, cuja matricula esteja ativa durante o ano da competição;
II Professores universitários vinculados a qualquer IES brasileira credenciada e/ou autorizada pelo MEC, por inscrição própria ou indicação dos universitários regularmente inscritos nesse Desafio;

§ 1º O professor poderá participar dos jogos e das atividades educacionais, que servirá para o aperfeiçoamento profissional, mas sua pontuação não será computada para fins da competição.
§ 2º Em razão de sua indicação pelos estudantes inscritos na competição, professor receberá pontuação e eventualmente premiação.
§ 3º A IES não se inscreve na competição, no entanto ganha pontos e pode receber premiação a partir da inscrição dos seus universitários nesse Desafio.
§ 4º O empregado, estagiário ou prestador de serviço do Sistema SEBRAE não poderão participar da competição.

III

INSCRIÇÕES

Art. 3º A inscrição no “Desafio Universitário Empreendedor” é gratuita e poderá ser realizada em qualquer período do ano. Será efetuada exclusivamente pela Internet, no sítio oficial da competição, no endereço www.desafio.sebrae.com.br, por meio do preenchimento do formulário de cadastro específico, e marcação do “Aceito” na tela de inscrição, em que o participante declara conhecer e aceitar integralmente todas as cláusulas e condições estabelecidas neste Regulamento.

§ 1º O login será o correio eletrônico do participante. A senha será aquela cadastrada no momento da inscrição.
§ 2º Caso a IES não se encontre na lista apresentada na Plataforma, sua inclusão poderá ser solicitada utilizando o ícone “Contato”, na página principal do Desafio.

Art. 4º A unidade federativa UF e a IES serão definidas pela localidade do campus da IES em que o universitário estiver com a matrícula ativa e o professor vinculado.

§ 1º Nos casos de cursos à distância será considerada a unidade da Federação (UF) de residência do participante.
§ 2º Ao se inscrever o professor poderá indicar todas as IES com as quais mantiver vínculo profissional.

Art. 5º O universitário menor de dezoito anos que se classificar para as etapas presenciais deverá apresentar prévia autorização dos responsáveis para realizar a viagem e a hospedagem. Art. 6º O participante poderá inativar seu usuário e retornar à competição a qualquer momento, desde que atenda os critérios previstos neste Regulamento e o faça a partir da inativação/ativação de sua inscrição na plataforma;

IV

COMPETIÇÃO

Art. 7º A competição “Desafio Universitário Empreendedor” é composta de três etapas:

I Etapa 1 - Classificatória Estadual com Ranque Virtual;
II Etapa 2 – Semifinal Estadual Presencial;
III Etapa 3 – Final Nacional Presencial;

Art. 8º A classificação ficará disponível na Plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor” e será informada por correio eletrônico ou por telefone, a partir dos dados informados no cadastro de inscrição, e o SEBRAE se obriga a utilizar ao menos um desses meios para localizar o participante. O participante poderá visualizar:

I sua classificação nos ranques da Etapa 1 da competição (Ciclo e Acumulado) em relação aos outros participantes de sua UF;
II a classificação da IES indicada no seu cadastro de inscrição.

Art. 9º O participante deverá manter os seus dados de inscrição atualizados via Plataforma durante todo o período da competição, sob pena de não-pontuação, não-premiação.

Art. 10º O universitário deverá anexar os certificados a cada atividade educacional concluída.

Art. 11º A qualquer momento, a Coordenação Nacional do “Desafio Universitário Empreendedor” poderá solicitar a comprovação das informações e da autenticidade dos documentos inseridos no sítio do “Desafio Universitário Empreendedor”.

§ 1º O participante quando notificado pelo Sebrae terá o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar os documentos necessários à comprovação das informações e da autenticidade de qualquer documento via plataforma do Desafio.
§ 2º As informações disponibilizadas pelo participante no cadastro de inscrição e os documentos anexados na Plataforma serão auditados pelo SEBRAE durante todo o período da competição podendo, confirmada eventual irregularidade, recusar os documentos apresentados e as informações fornecidas, o que afetará a pontuação/classificação no ranque.
§ 3º Caso seja comprovada irregularidade nos documentos solicitados ou tentativa de burlar as regras de pontuação, a Coordenação Nacional do Desafio aplicará penalidades que vão desde advertência, perda dos pontos e até exclusão do participante da competição.

Art. 12º O SEBRAE poderá remover, inserir ou ajustar qualquer pontuação que tenha sido computada por eventual falha no sistema.

Art. 13º Os universitários classificados das Etapas 1 e 2 terão até 5 (cinco) dias úteis para apresentar a documentação comprobatória dos dados informados no seu cadastro via Plataforma, ou diretamente no Sebrae/UF, caso lhes seja solicitado.

Art. 14º Caso aja alteração no nome do participante, da Unidade da Federação (UF) ou da IES, este deverá encaminhar a documentação comprobatória para análise e validação, via Plataforma, utilizando ícone “suporte ao usuário” na página principal do Desafio.

§ 1º O participante deverá notificar o suporte no prazo de até 3 meses antes do término do Ano Ciclo, para que a mudança seja validada dentro do ciclo. As alterações informadas após esse período somente serão contabilizadas para o Ano Ciclo seguinte.

Art. 15º A inserção de três ou mais certificados inválidos na plataforma, será penalizada com a perda de ponto equivalente a pontuação que seria computada caso os certificados estivessem validos.

AS ETAPAS PRESENCIAIS

Art. 16º As etapas presenciais poderão ocorrer em dias úteis, feriados ou finais de semana.

Art. 17º Os universitários classificados para as etapas presenciais deverão participar de todas as atividades programadas.

Art. 18º Se por qualquer motivo não puder participar das etapas presenciais deverá comunicar imediatamente sua ausência à Coordenação Estadual e Nacional, conforme o caso.

§ 1º Se o bilhete de passagem já tiver sido emitido o universitário ficará obrigado a ressarcir imediatamente o valor ao Sebrae.
§ 2º O não-comparecimento, por motivos pessoais ou decisão da Coordenação Nacional, ausência ou atraso a qualquer atividade destas etapas implicará automaticamente a desclassificação do universitário, que deverá retornar imediatamente a sua cidade de origem.
§ 3º Caso o universitário vier a perder ou desistir do voo por qualquer motivo, o Sebrae não fornecerá outro bilhete de passagem, não arcará com quaisquer custos decorrentes de alteração do voo, nem com a emissão de novo bilhete.

Art. 19º O universitário poderá solicitar ao SEBRAE documento comprobatório do seu comparecimento à competição presencial.

Art. 20º O Sebrae fornecerá deslocamento aéreo e/ou transporte local, alimentação para o universitário, professor ou representante da IES participante das etapas presenciais, cuja as regras estarão definidas no regulamento especifica de cada etapa.

§ 1º O SEBRAE não arcará com despesas outras, como por exemplo: de frigobar, bebidas alcoólicas, telefone, internet, lavanderia, táxi, ou qualquer despesa pessoal.

Art. 21º A viagem deverá ser comprovada por meio da apresentação do bilhete de passagem no início das etapas presenciais e 5 dias após o termino de cada etapa. Desistência e desclassificação

Art. 22º Será considerado desistente pelo SEBRAE e automaticamente desclassificado da competição o participante que:

a) Não for localizado pelo SEBRAE em até 5 dias após tentativa de contato.
b) Não encaminhar documentação comprobatória após a solicitação do SEBRAE , no prazo previsto no Art. 11, § 1º.
c) Não puder, por qualquer motivo, participar das etapas presenciais;
d) Não atender aos critérios deste Regulamento, quanto à verificação da documentação.

ETAPA 1 - CLASSIFICATÓRIA ESTADUAL COM RANQUE VIRTUAL

Ano Ciclo Vigente
Janeiro a dezembro do Ano Corrente

Art. 23º Os universitários inscritos na competição deverão participar da Etapa 1 no Ano Ciclo Vigente, para obter pontuação e eventual classificação para as etapas seguintes.

Art. 24º Essa Etapa fica aberta durante todos os Anos Ciclos da competição, mas a cada ano se inicia um novo Ano Ciclo, compreendendo o período de 1º de janeiro até 31 de dezembro do ano corrente.

§ 1º Excepcionalmente neste Ano Ciclo de 2016 será considerada a pontuação obtida a partir do dia 01/10/2015 até 31/12/2016.

Art. 25º A Etapa 1 poderá ser jogada simultaneamente por inscritos em qualquer Ano Ciclo e está dividida em dois ranques:

I Ranque Ciclo: é o somatório da pontuação obtida no Ano Ciclo vigente.
II Ranque Acumulado: é a pontuação acumulada em Anos ciclos anteriores, somada à pontuação do obtida no Ano Ciclo vigente sempre que o participante jogar novamente a Etapa 1.

Art. 26º Nesta Etapa serão ofertados aos universitários os jogos e atividades educacionais à distância e presencial conforme dispostos no capítulo V sobre JOGOS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS.

ETAPA 2 – SEMIFINAL ESTADUAL PRESENCIAL

Primeiro trimestre do ano subsequente ao Ano Ciclo

Art. 27º A Etapa 2 será presencial, com duração de até 5 dias e será realizada no primeiro trimestre do ano subsequente ao Ano Ciclo vigente, em local a ser definido pela coordenação estadual do Desafio.

Art. 28º Os universitários classificados para essa Etapa serão divididos em grupos que participarão de metodologias vivenciais que definirão os campeões estaduais, e poderão continuar jogando a Etapa 1, conforme disposto no Art. 23.

§ 1º Serão classificados os universitários mais bem colocados na Etapa 1, sendo 30 do Ranque Ciclo e 10 do Ranque Acumulado, estes desde que tenham obtido no mínimo 50.000 pontos no Ranque Ciclo.

Art. 29º Havendo desistência do universitário, o próximo universitário mais bem classificado será convocado, respeitada a pontuação na data da publicação da lista dos classificados na Etapa

ETAPA 3 – FINAL NACIONAL PRESENCIAL

Primeiro semestre do ano subsequente ao Ano Ciclo

Art. 30º A Etapa 3 terá duração de até 7 (sete) dias para universitários e até 2 (dois) dias para professores e será realizada no primeiro semestre do ano subsequente ao Ano Ciclo, em cidade a ser definida pela Coordenação Nacional do Desafio. Art. 31º Os universitários classificados para essa Etapa participarão de uma metodologia vivencial a ser ministrada pelo SEBRAE que definirá a Equipe Campeã Nacional do “Desafio Universitário Empreendedor, e poderão continuar jogando a Etapa 1, conforme disposto no Art.

§ 1º Serão classificados para essa Etapa os 4 (quatro) universitários de cada UF mais bem colocados na Etapa 2, totalizando 108 (cento e oito) participantes.
§ 2º Havendo desistência do classificado, o próximo universitário mais bem classificado será convocado, respeitada a pontuação na data da publicação da lista dos classificados na Etapa 2.

Art. 32º O universitário classificado da Etapa 3 que não comparecer no horário determinado para competição será automaticamente desclassificado e sua equipe ficará desfalcada, mas permanecerá na competição desde que tenha comparecido pelo menos um participante.

Art. 33º Os universitários que participarem da Etapa 3 não poderão concorrer nas etapas presenciais nos anos posteriores.

V

UNIVERSITÁRIOS

JOGOS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS

PONTUAÇÃO E CARGA HORÁRIA

Jogos on-line

Art. 34º Os jogos on-line oferecidos aos participantes possuem caráter educacional em temas como gestão empresarial, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Os jogos geram pontuação para os ranques Ciclo e Acumulado.

§ 1º Cada jogo pontuará o máximo de 100.000 pontos.
§ 2º Somente receberá pontuação no Ano Ciclo vigente o universitário que neste ciclo superar o record obtido no Ranque Acumulado.
§ 3º Será computada para o Ranque Acumulado a maior pontuação do universitário obtida considerando todos os Ciclos jogados (pontuação record).
§ 4º Ao alcançar a pontuação máxima em um jogo, o universitário não volta a pontuar, mas o jogo continua disponível caso este queira continuar jogando.

Art. 35º Os jogos podem ter novas versões disponibilizadas, que ampliam os desafios. Nesse caso, todos os universitários serão informados e poderão jogar e pontuar novamente. Quiz

Art. 36º O Quiz de Empreendedorismo é um jogo online. Oferece duas formas para gerar pontos: respondendo às perguntas e criando novas perguntas.

§ 1º O participante pode totalizar 100 mil pontos com a participação no Quiz.
§ 2º Somente receberá pontuação no Ano Ciclo vigente o universitário que neste ciclo superar o record obtido no Ranque Acumulado.
§ 3º Será computada para o Ranque Acumulado a maior pontuação do universitário obtida considerando todos os Ciclos jogados (pontuação record).
§ 4º Ao alcançar a pontuação máxima em um jogo, o universitário não volta a pontuar, mas o jogo continua disponível caso este queira continuar jogando.
§ 5º A pontuação no Quiz é contabilizada da seguinte forma:

I 50 mil pontos respondendo às perguntas. A pontuação não é cumulativa e será considerado apenas o recorde obtido pelo participante.
II Os outros 50 mil pontos podem ser obtidos mediante proposição de novas perguntas que são avaliadas por especialistas do SEBRAE.

a) As perguntas devem ser elaboradas com base na bibliografia definida na atividade e submetidas para avaliação.
b) Cada pergunta aprovada pelo SEBRAE dá ao autor 5.000 pontos, até o limite de 10 perguntas.

III Os participantes podem curtir as perguntas de outros participantes, porém, esta ação não pontua para a competição. Simulador Gerencial.

Art. 37º O Simulador Gerencial é um dos jogos online mais robusto, que simula um ambiente empresarial onde os universitários, tomam decisões e desenvolvem a capacidade gerencial e as habilidades empreendedoras.

§ 1º O simulador poderá ser jogado individualmente ou em grupos de até 5 participantes, onde cada membro recebe a pontuação igualmente.
§ 2º O simulador opera em partidas, nas quais o participante) deve analisar o cenário e tomar decisões visando obter os melhores resultados no jogo. Cada momento de decisão compõe uma rodada.
§ 3º Cada partida tem a duração de quinze dias e é composta por oito (8) rodadas.
§ 4º Os participantes são responsáveis por enviar as decisões em tempo hábil. Caso isso não aconteça, o próprio simulador enviará as decisões aleatoriamente.
§ 5º Cada jogador só pode participar de uma partida por vez, até o limite de dez partidas por ano.
§ 6º O jogo gera no máximo 100.000 pontos por partida, que alimentam o ranque.
§ 7º Em cada partida, ao final das oito rodadas, os jogadores são ranqueados e a pontuação é distribuída de acordo com a sua colocação, no quadro abaixo:

Colocação Pontos por Partida
2º e 3º 4º e 5º
100.000 50.000 10.000

A CAPACITAÇÃO PRESENCIAL DO SEBRAE

Art. 38º A Capacitação Presencial do SEBRAE – Os universitários poderão pontuar por participar presencialmente das seguintes atividades oferecidas mediante portfólio de soluções do SEBRAE:

a) Cursos;
b) Palestras presenciais;
c) Oficinas;
d) Seminários, e outros;

§ 1º Cada SEBRAE/UF tem uma política de aplicação de preços nas capacitações presenciais ofertadas. Alguns cursos podem ser feitos mediante taxas de participação ou ser gratuitos, a critério da instituição estadual.

A CAPACITAÇÃO A DISTANCIA DO SEBRAE

Art. 39º Capacitação a Distância do SEBRAE – o participante terá acesso a um portfólio de soluções, acessando o sítio www.ead.sebrae.com.br.

§ 1º Somente serão aceitos certificados de curso realizados pelo sitio do www.ead.sebrae.com.br ou em sites parceiros indicados na plataforma do Desafio Universitário Empreendedor.
§ 2º Somente serão aceitas pelo SEBRAE até duas capacitações à distância realizadas no mesmo mês.

Art. 40º O universitário receberá pontuação das capacitações presencial e distancia de acordo com a carga horária inserida por certificado, conforme quadro abaixo:

Quantidade de Horas Pontuação por Capacitação
Inferior a 13 horas 20.000
Igual ou superior a 13 horas (até 30 horas) 50.000
Igual ou superior a 30 horas 100.000

§ 1º O participante deverá indicar o tipo de capacitação realizada e inserir a certificação na plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor”, para que sua pontuação seja contabilizada. Ele é responsável pela veracidade das informações inseridas na plataforma.
§ 2º O universitário que tiver uma atividade recusada pelo SEBRAE, deverá enviar ao suporte o certificado, declaração ou documento similar e oficial do SEBRAE que contenha as seguintes informações:

a) Nome do evento (cursos presenciais, oficinas, seminários e palestras);
b) Nome do participante;
c) Carga horária;
d) Data de realização ou conclusão.

§ 3º As capacitações realizadas só serão aceitas uma única vez e devem ser concluídos até a data de inserção do certificado no sítio do “Desafio Universitário Empreendedor”.

PAPO DE NEGÓCIO

Art. 41º O “Papo de Negócio” - é uma mesa redonda virtual que possibilita ao participante assistir a palestra e esclarecer dúvidas em tempo real com especialistas convidados pelo Sebrae.

§ 1º O universitário recebe 20.000 pontos nos ranques Ciclo e Acumulado por participar do “Papo de Negócios”.
§ 2º O evento é gratuito e tem data especifica para começar e finalizar, que será informada na plataforma e na mídia especifica.
§ 3º Somente os “Papo de Negócio” disponibilizados na plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor” serão considerados para pontuação.
§ 4º O universitário que escolher participar do “Papo de Negócio” deve acessar a plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor” e realizar sua inscrição durante o período de realização do evento, no item “Papo de Negócio”, disponível na plataforma.
§ 5º Os arquivos do evento ficam disponíveis, podendo ser acessados posteriormente a realização de cada evento, mas não é contabilizado sua pontuação.

AS DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO

Art. 42º Disciplinas de Empreendedorismo” - São consideradas somente as disciplinas das IES, cuja a ementa ou o nome tenha expressamente os seguintes termos:

a) Canvas;
b) Características do comportamento empreendedor;
c) Empreendedorismo;
d) Empreendedorismo corporativo;
e) Empreendedorismo de negócios;
f) Empreendedorismo social;
g) Ideias de Negócios;
h) Iniciação à atividade empresarial;
i) Inovação;
j) Modelagem de negócios;
k) Plano de negócio;

§ 1º O universitário recebe 100.000 por disciplina cursada, independente da carga horária.
§ 2º Para registrar a disciplina cursada na IES é necessário que o universitário insira a Declaração de Conclusão ou o Certificado e a sua ementa na plataforma do Desafio.
§ 3º A declaração ou o certificado deve conter os seguintes dados:

a) Identificação do aluno;
b) Identificação da disciplina e da IES;
c) Identificação do curso de graduação;
d) Data de conclusão da disciplina;
e) A Ementa - Caso não conste na declaração a ementa da disciplina, ela pode ser inserida no campo da comprovação de conclusão na plataforma.

§ 4º Somente será permitida a inclusão de uma Disciplinas de Empreendedorismo por semestre, considerado o semestre de 01/01 a 30/06 e de 01/07 a 31/12.
§ 5º Os universitários que participam da “Disciplina de Empreendedorismo” podem pontuar se a atividade for realizada até um ano antes do ano vigente da competição.
§ 6º Cada disciplina de empreendedorismo com o mesmo título e ementa será pontuada uma única vez;
§ 7º A disciplina precisa estar concluída com aprovação até a data de inserção na plataforma.
§ 8º Os universitários devem solicitar à própria IES a emissão dos certificados de conclusão das disciplinas.

AS PREMIAÇÕES EDUCATIVAS

Art. 43º As premiações educativas oferecidas pelo SEBRAE são divulgadas por meio da plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor”.

§ 1º A pontuação máxima, somando os pontos obtidos em cada um dos prêmios, será de até 50.000 pontos.
§ 2º Os prêmios são regidos por regulamentos específicos que definem os critérios de participação.

A VIDEOTECA

Art. 44º A Videoteca – Possui uma coleção de vídeos educativos que fica à disposição de cada participante para complementar sua capacitação.

§ 1º As pontuações obtidas na videoteca são contabilizadas nos ranques da seguinte forma:

Pontuação por vídeo assistido Pontuação máxima (até 50 vídeos assistidos)
100.000 pts 50.000 pts
§ 2º A visualização de cada vídeo só é pontuada uma vez na plataforma.

INDIQUE SEU AMIGO

Art. 45º O “Indique seu amigo” – O participante pode indicar um amigo o convidando para participar da competição.

§ 1º O participante responsável pela indicação recebe 500 pontos.
§ 2º Somente serão contabilizados até 100 amigos indicados por ano.
§ 3º A pontuação do universitário que realizou a indicação só será incluída após a validação do cadastro do participante indicado.

NOVAS MODALIDADES

Art. 46º Novas Modalidades – O SEBRAE poderá incluir, excluir ou substituir as atividades por novas no ambiente da plataforma, sem alterar a pontuação durante a vigência deste Regulamento e divulgá-las para o público-alvo, por meio de aditivos e similares.

CERTIFICAÇÃO

Art. 47º Os certificados de participação da Etapa 1 são disponibilizados pelo SEBRAE na plataforma após o termino de cada Ciclo.

§ 1º A carga horária do certificado de participação da Etapa 1 vai considerar a realização das atividades oferecidas no site do Desafio e definidas considerando os seguintes critérios:

Quantidade de Pontos Quantidade de Horas de Capacitação
400.000 pts 20 horas
850.000 pts 40 horas
1.300.000 pts 60 horas

§ 2º A carga horária mínima para emissão do certificado é de 20 horas.

Art. 48º Os alunos que participarem da Etapa 2 têm direito a certificados de participação de até 24 horas.

Art. 49º Os alunos que participarem da Etapa 3 têm direito a certificados de participação de até 40 horas.

Art. 50º O SEBRAE entrega em mãos os certificados de participação dessas duas etapas do “Desafio Universitário Empreendedor”.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 51º Em caso de empate entre os universitários serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior pontuação no Ranque Ciclo;
b) Maior pontuação no Ranque Acumulado;
c) Tempo de permanência no “Desafio Universitário Empreendedor”.
d) Maior idade.

VI

PROFESSORES

PARTICIPAÇÃO

Art. 52º Os professores que participarem da competição poderão ser classificados nas quatro categorias a seguir e poderão continuar jogando a Etapa 1, conforme disposto no Art. 15:

I Professores mais bem colocados nos ranques (ciclo e acumulado) por UF;
II Professor mais indicado do Brasil;
III Professores indicados dos campeões estaduais;
IV Professores indicados dos campeões nacionais.

Art. 53º O professor poderá acessar a plataforma pelo sítio do “Desafio Universitário Empreendedor” interagir com os participantes e acompanhar a evolução da pontuação dos alunos que o indicaram.

§ 1º Quando indicado, o professor deverá confirmar sua inscrição na Plataforma do Desafio realizando o cadastro.
§ 2º O professor poderá acompanhar o seu próprio desempenho e a posição dos alunos que o indicaram nos ranques.

PONTUAÇÃO

Art. 54º O professor ganhará pontos na competição por meio da indicação dos universitários quando for escolhido como “professor indicado”.

§ 1º Cada indicação do universitário pontuará uma única vez para o professor, e para obter mais pontos no Ano Ciclo seguinte novos alunos deverão indicá-lo.
§ 2º A indicação do professor poderá ser alterada pelo universitário a qualquer tempo. A pontuação referente ao universitário será transferida para o novo professor indicado no Ranque

CICLO

Critérios De Desempate

Art. 55º Serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior número de alunos indicados no Ranque Ciclo;
b) Maior número de alunos indicados no Ranque Acumulado;
c) Tempo de permanência no “Desafio Universitário Empreendedor”.
d) Maior idade.

VII

IES

Art. 56º As IES cujos universitários participarem da competição poderão ser classificadas em quatro categorias:

a) IES mais bem colocadas nos ranques (ciclo e acumulado) por estado; b) IES mais bem colocadas nos ranques (Ciclo e acumulado) do Brasil; c) IES em que os campeões estaduais estudem; d) IES em que os campeões nacionais estudem;

PONTUAÇÃO

§ 1º A IES ganhará pontos na competição por meio da inscrição do universitário na plataforma.
§ 2º Cada inscrição do universitário pontuará uma única vez para a IES, e para obter pontos no Ano Ciclo seguinte novos alunos deverão se inscrever na competição.
§ 3º A inscrição do universitário poderá ser alterada a qualquer tempo através do suporte quando este matricular-se em outra IES. A pontuação referente ao universitário será transferida para a nova IES indicada no Ano Ciclo vigente desde que observe o disposto no Art. 6º § 2º.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 57º Serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior número de alunos inscritos no Desafio no Ranque Ciclo;
b) Maior número de alunos inscritos no Desafio no Ranque Acumulado;
c) IES que tiver aluno mais bem colocado no Ranque Acumulado;
d) Aluno inscrito no “Desafio Universitário Empreendedor” há mais tempo;

VIII

PREMIAÇÕES

UNIVERSITÁRIOS

Art. 58º Na Etapa 2 – Estadual Presencial: Semifinais Estaduais serão premiados os quatro campeões de cada UF, os quais receberão, cada um, os seguintes prêmios:

a) Participação na Etapa 3 – Final Nacional;
b) Smartphone
c) Troféu.

Art. 59º Na Etapa 3 – Nacional Presencial: Final Nacional serão premiados os universitários integrantes das três melhores equipes colocadas, cada um com os seguintes prêmios:

I Campeões:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 20.000,00 brutos para cada integrante da equipe; b) Troféus.

II - 2º lugar:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 brutos para cada integrante da equipe;
b) Troféu.

III - 3º lugar:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 brutos para cada integrante da equipe; b) Troféu.

Art. 60º Outros prêmios poderão ser entregues presencialmente pelo SEBRAE em cerimônias estaduais e nacional.

Art. 61º As datas e o local das cerimônias para entrega dos prêmios serão confirmadas pela Coordenação Estadual ou Nacional do Desafio.

PROFESSORES

Art. 62º Na Etapa 1 - Ranque Virtual: Classificatória Estadual: serão premiados os professores em cada unidade da Federação da seguinte forma, desde que alcance o mínimo de 10 pontos de indicação no Ano Ciclo vigente:

I - 1º colocado em cada unidade da Federação dentro do Ranque Ciclo, totalizando até 27 professores:

a) Smartphone;
b) Troféu,

II - 1º colocado em cada unidade da Federação dentro do Ranque Acumulado, totalizando até 27 professores:

a) Smartphone;
b) Troféu.

Art. 63º Na Etapa 2 – Estadual Presencial: Semifinais Estaduais serão premiados os professores indicados pelos universitários vencedores, totalizando até 108 professores, sendo 4 por UF, os seguintes prêmios:

a) Smartphone;
b) Troféu.

Art. 64º Na Etapa 3 – Nacional Presencial: Final Nacional serão premiados os professores com maior número de indicações nos ranques Ciclo e Acumulado no Brasil, cada um os seguintes prêmios:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 brutos;
b) Troféu.

Art. 65º O professor que for premiado por mais de uma Unidade da Federação ou ranque não recebe cumulativamente a premiação, exceto o troféu, que poderá ser entregue pelo SEBRAE/UF.

IES

Art. 66º Em todas as etapas da competição a IES será premiada com troféus, distribuídos conforme abaixo:

a) A IES com maior número de universitários inscritos em cada UF no Ranque Ciclo, totalizando 27 IES.
b) A IES com maior número de universitários em cada UF no Ranque Acumulado, totalizando 27 IES.
c) As quatro IES cujos universitários vencedores estaduais em cada UF estiverem matriculados, totalizando 108 IES.

§ 1º O Sebrae convidará um representante da IES para receber o troféu na cerimônia da Etapa 3, que deverá ser indicado pela IES por e-mail ou ofício e encaminhar a documentação solicitada em até 3 (três) dias após a solicitação do SEBRAE, para receber o bilhete de passagem e a reserva de hospedagem para participação no evento de premiação.
§ 2º A IES não receberá o troféu nas situações em que:

a) Seu representante não seja indicado e a documentação não seja enviada no prazo estabelecido no § 1º.;
b) Não seja reconhecida e/ou autorizada pelo MEC.

IX

PENALIDADES

Art. 67º Será desclassificado qualquer participante que:

I Invadir, fraudar, burlar, violar ou de qualquer forma comprometer os Regulamentos e/ou os sistemas do “Desafio Universitário Empreendedor” e/ou induzir outros a fazê-lo, ainda que por falha nos Sistemas por qualquer meio, inclusive pela divulgação nas redes sociais ou em qualquer ambiente a qualquer tempo.
II Incorrer em comportamento desrespeitoso com qualquer participante ou com a equipe de Coordenação Estadual e Nacional do Sebrae, mesmo que ocorra fora do ambiente da competição ou do SEBRAE, e ainda que tal aconteça em ambiente privado, como e-mail pessoal, grupos fechados de redes sociais, telefones, dentre outros.
III Vier a ser favorecido ou a favorecer ou a prejudicar os participantes pelo fornecimento de sua senha pessoal.

X

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 68º Os regulamentos específicos das Etapa 2 e Etapa 3 estarão disponíveis na plataforma do Desafio antes do início de cada etapa.

Art. 69º O SEBRAE não se responsabilizará por nenhum dano que venha a ocorrer ao participante das atividades promovidas durante as etapas da competição, nem dentro ou fora do ambiente da competição por atos próprios ou de terceiros, cabendo apenas ao Sebrae aplicar as punições previstas neste Regulamento.

Art. 70º As regras de pontuação aqui expostas podem ser alteradas pelo SEBRAE a qualquer momento, até o encerramento de cada Etapa desde que comunicadas previamente ao participante a data de sua vigência e o teor das mudanças.

Art. 71º Para receber os prêmios pagos em dinheiro o participante deverá possuir conta corrente em seu nome.

Art. 72º Parágrafo único. Os prêmios em dinheiro estarão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos.

Art. 73º O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais, autorização de uso de sua imagem pelo SEBRAE, parceiros e patrocinadores da competição para utilização em futuras promoções do Desafio Universitário Empreendedor, por tempo indeterminado, tanto no Brasil quanto no exterior, sem que caiba aos participantes individualmente ou em conjunto qualquer remuneração ou indenização.

§ 1º No ato da entrega das premiações, os participantes deverão assinar o Termo de Recebimento de Prêmios.
§ 2º Após o recebimento dos prêmios os participantes tornam-se responsáveis por estes.
§ 3º A garantia e a manutenção corretiva dos prêmios serão as fornecidas pelo fabricante.

Art. 74º Eventuais falhas nos Regulamentos ou no sítio do Desafio, duvidas, denúncias, condições diversas e casos omissos deverão ser imediatamente reportados ao Suporte que os encaminhará à Coordenação Nacional do Desafio Universitário Empreendedor para deliberação e providências cabíveis.

XI

PLATAFORMA

Art. 75º A configuração mínima necessária do equipamento e da conexão para acesso ao “Desafio Universitário Empreendedor” é a seguinte:

I Computadores e configuração mínima: microcomputador com processador Intel I3 3220 3.3 GHz; 4 GB RAM; 5 GB de espaço livre no disco rígido (HD); Windows Vista ou Superior / Mac OS X "SnowLeopard" 10.6 ou Superior; placa de vídeo compatível com ShaderModel 2.0 com 64 MB VRAM; placa de som compatível com Windows / Mac OS X; browser com o plugin da Unity3D, preferencialmente Internet Explorer a partir da versão 8, (Firefox 28 e versões superiores e Google Chrome 32 e versões superiores); acesso à Internet;
II Conexão mínima: 2Mb.

§ 1º Não é de responsabilidade do SEBRAE a solução de quaisquer problemas técnicos que ocorram durante a competição, tais como: incompatibilidade de placas, desempenho de memória e máquina e problemas de comunicação ocasionados por quaisquer redes ou quaisquer provedores de acesso.
§ 2º O participante do Desafio que utilizar máquinas conectadas em redes com configurações técnicas especiais (firewall, Proxy e outras) deverão procurar o auxílio de suporte técnico local para garantir o perfeito funcionamento do software.

XII

SUPORTE AO PARTICIPANTE

Art. 76º Estará disponível na Plataforma FAQ com perguntas e respostas mais frequentes sobre a competição.

Art. 77º O Suporte aos participantes do Desafio será realizado à distância, por meio do ícone “Contato” na Plataforma, para esclarecer dúvidas sobre a competição e a utilização da plataforma, as atividades educacionais, jogos e disposições deste Regulamento, reportar problemas no Sistema,.

§ 1º Os participantes recebem uma mensagem, indicando que a dúvida foi recebida e será respondida pelo Comitê Gestor do Desafio.
§ 2º Esse atendimento não é realizado em tempo real, e sim off-line, com estimativa de resposta até cinco dias úteis, dependendo da complexidade da demanda solicitada;
§ 3º Os questionamentos apresentados durante a noite, feriados nacionais e finais de semana podem ser processados a partir do primeiro dia útil subsequente.

Art. 78º Fica eleito o Foro de Brasília-DF para resolução dos litígios que porventura resultarem da competição Desafio Universitário Empreendedor, renunciando qualquer outro por mais privilegiado que seja.

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Sebrae

Maior incentivador do empreendedorismo nacional tem orgulho de realizar e promover o Desafio Universitário Empreendedor.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um serviço social autônomo que auxilia o desenvolvimento de pequenos negócios, estimulando o empreendedorismo no país. O fomento à atividade empreendedora faz parte do DNA e da missão do Sebrae.

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REGULAMENTO

DESAFIO UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, em consonância com sua missão, sua visão e seus valores, objetiva institucionalmente promover atividades de fomento à cultura empreendedora por meio de orientação, capacitação e apoio a novas ideias e iniciativas. Nesse cenário o SEBRAE lança este Desafio, mediante a oferta de novos produtos e soluções, a fim de mobilizar estudantes e professores universitários em prol da difusão do empreendedorismo e da consolidação de novos negócios no país. 

Este Regulamento constitui o documento oficial do "Desafio Universitário Empreendedor" - Competição Nacional - para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações constantes nos sítios, nos manuais, nos regulamentos específicos ou no plano promocional, prevalecerá o estipulado neste Regulamento.

I

OBJETIVOS

Art. 1º O “Desafio Universitário Empreendedor” é uma competição nacional, de caráter educacional, realizada pelo SEBRAE, com os objetivos de:

I estimular atitudes empreendedoras entre estudantes universitários de graduação e professores universitários, com vistas a desenvolver competências para gerenciar pequenos negócios e aprimorar habilidades corporativas a partir de jogos empresariais e outras soluções educacionais;
II disponibilizar ferramentas pedagógicas complementares para o ensino do empreendedorismo e gestão de negócios.

II

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Art. 2º Poderão participar desse Desafio:

I Estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação, bacharelado, licenciatura, tecnólogo e sequenciais autorizados pelo Ministério da Educação – MEC, de qualquer Instituição de Ensino Superior – IES brasileira, credenciada e/ou autorizada pelo – MEC, cuja matricula esteja ativa durante o ano da competição;
II Professores universitários vinculados a qualquer IES brasileira credenciada e/ou autorizada pelo MEC, por inscrição própria ou indicação dos universitários regularmente inscritos nesse Desafio;

§ 1º O professor poderá participar dos jogos e das atividades educacionais, que servirá para o aperfeiçoamento profissional, mas sua pontuação não será computada para fins da competição.
§ 2º Em razão de sua indicação pelos estudantes inscritos na competição, professor receberá pontuação e eventualmente premiação.
§ 3º A IES não se inscreve na competição, no entanto ganha pontos e pode receber premiação a partir da inscrição dos seus universitários nesse Desafio.
§ 4º O empregado, estagiário ou prestador de serviço do Sistema SEBRAE não poderão participar da competição.

III

INSCRIÇÕES

Art. 3º A inscrição no “Desafio Universitário Empreendedor” é gratuita e poderá ser realizada em qualquer período do ano. Será efetuada exclusivamente pela Internet, no sítio oficial da competição, no endereço www.desafio.sebrae.com.br, por meio do preenchimento do formulário de cadastro específico, e marcação do “Aceito” na tela de inscrição, em que o participante declara conhecer e aceitar integralmente todas as cláusulas e condições estabelecidas neste Regulamento.

§ 1º O login será o correio eletrônico do participante. A senha será aquela cadastrada no momento da inscrição.
§ 2º Caso a IES não se encontre na lista apresentada na Plataforma, sua inclusão poderá ser solicitada utilizando o ícone “Contato”, na página principal do Desafio.

Art. 4º A unidade federativa UF e a IES serão definidas pela localidade do campus da IES em que o universitário estiver com a matrícula ativa e o professor vinculado.

§ 1º Nos casos de cursos à distância será considerada a unidade da Federação (UF) de residência do participante.
§ 2º Ao se inscrever o professor poderá indicar todas as IES com as quais mantiver vínculo profissional.

Art. 5º O universitário menor de dezoito anos que se classificar para as etapas presenciais deverá apresentar prévia autorização dos responsáveis para realizar a viagem e a hospedagem. Art. 6º O participante poderá inativar seu usuário e retornar à competição a qualquer momento, desde que atenda os critérios previstos neste Regulamento e o faça a partir da inativação/ativação de sua inscrição na plataforma;

IV

COMPETIÇÃO

Art. 7º A competição “Desafio Universitário Empreendedor” é composta de três etapas:

I Etapa 1 - Classificatória Estadual com Ranque Virtual;
II Etapa 2 – Semifinal Estadual Presencial;
III Etapa 3 – Final Nacional Presencial;

Art. 8º A classificação ficará disponível na Plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor” e será informada por correio eletrônico ou por telefone, a partir dos dados informados no cadastro de inscrição, e o SEBRAE se obriga a utilizar ao menos um desses meios para localizar o participante. O participante poderá visualizar:

I sua classificação nos ranques da Etapa 1 da competição (Ciclo e Acumulado) em relação aos outros participantes de sua UF;
II a classificação da IES indicada no seu cadastro de inscrição.

Art. 9º O participante deverá manter os seus dados de inscrição atualizados via Plataforma durante todo o período da competição, sob pena de não-pontuação, não-premiação.

Art. 10º O universitário deverá anexar os certificados a cada atividade educacional concluída.

Art. 11º A qualquer momento, a Coordenação Nacional do “Desafio Universitário Empreendedor” poderá solicitar a comprovação das informações e da autenticidade dos documentos inseridos no sítio do “Desafio Universitário Empreendedor”.

§ 1º O participante quando notificado pelo Sebrae terá o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar os documentos necessários à comprovação das informações e da autenticidade de qualquer documento via plataforma do Desafio.
§ 2º As informações disponibilizadas pelo participante no cadastro de inscrição e os documentos anexados na Plataforma serão auditados pelo SEBRAE durante todo o período da competição podendo, confirmada eventual irregularidade, recusar os documentos apresentados e as informações fornecidas, o que afetará a pontuação/classificação no ranque.
§ 3º Caso seja comprovada irregularidade nos documentos solicitados ou tentativa de burlar as regras de pontuação, a Coordenação Nacional do Desafio aplicará penalidades que vão desde advertência, perda dos pontos e até exclusão do participante da competição.

Art. 12º O SEBRAE poderá remover, inserir ou ajustar qualquer pontuação que tenha sido computada por eventual falha no sistema.

Art. 13º Os universitários classificados das Etapas 1 e 2 terão até 5 (cinco) dias úteis para apresentar a documentação comprobatória dos dados informados no seu cadastro via Plataforma, ou diretamente no Sebrae/UF, caso lhes seja solicitado.

Art. 14º Caso aja alteração no nome do participante, da Unidade da Federação (UF) ou da IES, este deverá encaminhar a documentação comprobatória para análise e validação, via Plataforma, utilizando ícone “suporte ao usuário” na página principal do Desafio.

§ 1º O participante deverá notificar o suporte no prazo de até 3 meses antes do término do Ano Ciclo, para que a mudança seja validada dentro do ciclo. As alterações informadas após esse período somente serão contabilizadas para o Ano Ciclo seguinte.

Art. 15º A inserção de três ou mais certificados inválidos na plataforma, será penalizada com a perda de ponto equivalente a pontuação que seria computada caso os certificados estivessem validos.

AS ETAPAS PRESENCIAIS

Art. 16º As etapas presenciais poderão ocorrer em dias úteis, feriados ou finais de semana.

Art. 17º Os universitários classificados para as etapas presenciais deverão participar de todas as atividades programadas.

Art. 18º Se por qualquer motivo não puder participar das etapas presenciais deverá comunicar imediatamente sua ausência à Coordenação Estadual e Nacional, conforme o caso.

§ 1º Se o bilhete de passagem já tiver sido emitido o universitário ficará obrigado a ressarcir imediatamente o valor ao Sebrae.
§ 2º O não-comparecimento, por motivos pessoais ou decisão da Coordenação Nacional, ausência ou atraso a qualquer atividade destas etapas implicará automaticamente a desclassificação do universitário, que deverá retornar imediatamente a sua cidade de origem.
§ 3º Caso o universitário vier a perder ou desistir do voo por qualquer motivo, o Sebrae não fornecerá outro bilhete de passagem, não arcará com quaisquer custos decorrentes de alteração do voo, nem com a emissão de novo bilhete.

Art. 19º O universitário poderá solicitar ao SEBRAE documento comprobatório do seu comparecimento à competição presencial.

Art. 20º O Sebrae fornecerá deslocamento aéreo e/ou transporte local, alimentação para o universitário, professor ou representante da IES participante das etapas presenciais, cuja as regras estarão definidas no regulamento especifica de cada etapa.

§ 1º O SEBRAE não arcará com despesas outras, como por exemplo: de frigobar, bebidas alcoólicas, telefone, internet, lavanderia, táxi, ou qualquer despesa pessoal.

Art. 21º A viagem deverá ser comprovada por meio da apresentação do bilhete de passagem no início das etapas presenciais e 5 dias após o termino de cada etapa. Desistência e desclassificação

Art. 22º Será considerado desistente pelo SEBRAE e automaticamente desclassificado da competição o participante que:

a) Não for localizado pelo SEBRAE em até 5 dias após tentativa de contato.
b) Não encaminhar documentação comprobatória após a solicitação do SEBRAE , no prazo previsto no Art. 11, § 1º.
c) Não puder, por qualquer motivo, participar das etapas presenciais;
d) Não atender aos critérios deste Regulamento, quanto à verificação da documentação.

ETAPA 1 - CLASSIFICATÓRIA ESTADUAL COM RANQUE VIRTUAL

Ano Ciclo Vigente
Janeiro a dezembro do Ano Corrente

Art. 23º Os universitários inscritos na competição deverão participar da Etapa 1 no Ano Ciclo Vigente, para obter pontuação e eventual classificação para as etapas seguintes.

Art. 24º Essa Etapa fica aberta durante todos os Anos Ciclos da competição, mas a cada ano se inicia um novo Ano Ciclo, compreendendo o período de 1º de janeiro até 31 de dezembro do ano corrente.

§ 1º Excepcionalmente neste Ano Ciclo de 2016 será considerada a pontuação obtida a partir do dia 01/10/2015 até 31/12/2016.

Art. 25º A Etapa 1 poderá ser jogada simultaneamente por inscritos em qualquer Ano Ciclo e está dividida em dois ranques:

I Ranque Ciclo: é o somatório da pontuação obtida no Ano Ciclo vigente.
II Ranque Acumulado: é a pontuação acumulada em Anos ciclos anteriores, somada à pontuação do obtida no Ano Ciclo vigente sempre que o participante jogar novamente a Etapa 1.

Art. 26º Nesta Etapa serão ofertados aos universitários os jogos e atividades educacionais à distância e presencial conforme dispostos no capítulo V sobre JOGOS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS.

ETAPA 2 – SEMIFINAL ESTADUAL PRESENCIAL

Primeiro trimestre do ano subsequente ao Ano Ciclo

Art. 27º A Etapa 2 será presencial, com duração de até 5 dias e será realizada no primeiro trimestre do ano subsequente ao Ano Ciclo vigente, em local a ser definido pela coordenação estadual do Desafio.

Art. 28º Os universitários classificados para essa Etapa serão divididos em grupos que participarão de metodologias vivenciais que definirão os campeões estaduais, e poderão continuar jogando a Etapa 1, conforme disposto no Art. 23.

§ 1º Serão classificados os universitários mais bem colocados na Etapa 1, sendo 30 do Ranque Ciclo e 10 do Ranque Acumulado, estes desde que tenham obtido no mínimo 50.000 pontos no Ranque Ciclo.

Art. 29º Havendo desistência do universitário, o próximo universitário mais bem classificado será convocado, respeitada a pontuação na data da publicação da lista dos classificados na Etapa

ETAPA 3 – FINAL NACIONAL PRESENCIAL

Primeiro semestre do ano subsequente ao Ano Ciclo

Art. 30º A Etapa 3 terá duração de até 7 (sete) dias para universitários e até 2 (dois) dias para professores e será realizada no primeiro semestre do ano subsequente ao Ano Ciclo, em cidade a ser definida pela Coordenação Nacional do Desafio. Art. 31º Os universitários classificados para essa Etapa participarão de uma metodologia vivencial a ser ministrada pelo SEBRAE que definirá a Equipe Campeã Nacional do “Desafio Universitário Empreendedor, e poderão continuar jogando a Etapa 1, conforme disposto no Art.

§ 1º Serão classificados para essa Etapa os 4 (quatro) universitários de cada UF mais bem colocados na Etapa 2, totalizando 108 (cento e oito) participantes.
§ 2º Havendo desistência do classificado, o próximo universitário mais bem classificado será convocado, respeitada a pontuação na data da publicação da lista dos classificados na Etapa 2.

Art. 32º O universitário classificado da Etapa 3 que não comparecer no horário determinado para competição será automaticamente desclassificado e sua equipe ficará desfalcada, mas permanecerá na competição desde que tenha comparecido pelo menos um participante.

Art. 33º Os universitários que participarem da Etapa 3 não poderão concorrer nas etapas presenciais nos anos posteriores.

V

UNIVERSITÁRIOS

JOGOS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS

PONTUAÇÃO E CARGA HORÁRIA

Jogos on-line

Art. 34º Os jogos on-line oferecidos aos participantes possuem caráter educacional em temas como gestão empresarial, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Os jogos geram pontuação para os ranques Ciclo e Acumulado.

§ 1º Cada jogo pontuará o máximo de 100.000 pontos.
§ 2º Somente receberá pontuação no Ano Ciclo vigente o universitário que neste ciclo superar o record obtido no Ranque Acumulado.
§ 3º Será computada para o Ranque Acumulado a maior pontuação do universitário obtida considerando todos os Ciclos jogados (pontuação record).
§ 4º Ao alcançar a pontuação máxima em um jogo, o universitário não volta a pontuar, mas o jogo continua disponível caso este queira continuar jogando.

Art. 35º Os jogos podem ter novas versões disponibilizadas, que ampliam os desafios. Nesse caso, todos os universitários serão informados e poderão jogar e pontuar novamente. Quiz

Art. 36º O Quiz de Empreendedorismo é um jogo online. Oferece duas formas para gerar pontos: respondendo às perguntas e criando novas perguntas.

§ 1º O participante pode totalizar 100 mil pontos com a participação no Quiz.
§ 2º Somente receberá pontuação no Ano Ciclo vigente o universitário que neste ciclo superar o record obtido no Ranque Acumulado.
§ 3º Será computada para o Ranque Acumulado a maior pontuação do universitário obtida considerando todos os Ciclos jogados (pontuação record).
§ 4º Ao alcançar a pontuação máxima em um jogo, o universitário não volta a pontuar, mas o jogo continua disponível caso este queira continuar jogando.
§ 5º A pontuação no Quiz é contabilizada da seguinte forma:

I 50 mil pontos respondendo às perguntas. A pontuação não é cumulativa e será considerado apenas o recorde obtido pelo participante.
II Os outros 50 mil pontos podem ser obtidos mediante proposição de novas perguntas que são avaliadas por especialistas do SEBRAE.

a) As perguntas devem ser elaboradas com base na bibliografia definida na atividade e submetidas para avaliação.
b) Cada pergunta aprovada pelo SEBRAE dá ao autor 5.000 pontos, até o limite de 10 perguntas.

III Os participantes podem curtir as perguntas de outros participantes, porém, esta ação não pontua para a competição. Simulador Gerencial.

Art. 37º O Simulador Gerencial é um dos jogos online mais robusto, que simula um ambiente empresarial onde os universitários, tomam decisões e desenvolvem a capacidade gerencial e as habilidades empreendedoras.

§ 1º O simulador poderá ser jogado individualmente ou em grupos de até 5 participantes, onde cada membro recebe a pontuação igualmente.
§ 2º O simulador opera em partidas, nas quais o participante) deve analisar o cenário e tomar decisões visando obter os melhores resultados no jogo. Cada momento de decisão compõe uma rodada.
§ 3º Cada partida tem a duração de quinze dias e é composta por oito (8) rodadas.
§ 4º Os participantes são responsáveis por enviar as decisões em tempo hábil. Caso isso não aconteça, o próprio simulador enviará as decisões aleatoriamente.
§ 5º Cada jogador só pode participar de uma partida por vez, até o limite de dez partidas por ano.
§ 6º O jogo gera no máximo 100.000 pontos por partida, que alimentam o ranque.
§ 7º Em cada partida, ao final das oito rodadas, os jogadores são ranqueados e a pontuação é distribuída de acordo com a sua colocação, no quadro abaixo:

Colocação Pontos por Partida
2º e 3º 4º e 5º
100.000 50.000 10.000

A CAPACITAÇÃO PRESENCIAL DO SEBRAE

Art. 38º A Capacitação Presencial do SEBRAE – Os universitários poderão pontuar por participar presencialmente das seguintes atividades oferecidas mediante portfólio de soluções do SEBRAE:

a) Cursos;
b) Palestras presenciais;
c) Oficinas;
d) Seminários, e outros;

§ 1º Cada SEBRAE/UF tem uma política de aplicação de preços nas capacitações presenciais ofertadas. Alguns cursos podem ser feitos mediante taxas de participação ou ser gratuitos, a critério da instituição estadual.

A CAPACITAÇÃO A DISTANCIA DO SEBRAE

Art. 39º Capacitação a Distância do SEBRAE – o participante terá acesso a um portfólio de soluções, acessando o sítio www.ead.sebrae.com.br.

§ 1º Somente serão aceitos certificados de curso realizados pelo sitio do www.ead.sebrae.com.br ou em sites parceiros indicados na plataforma do Desafio Universitário Empreendedor.
§ 2º Somente serão aceitas pelo SEBRAE até duas capacitações à distância realizadas no mesmo mês.

Art. 40º O universitário receberá pontuação das capacitações presencial e distancia de acordo com a carga horária inserida por certificado, conforme quadro abaixo:

Quantidade de Horas Pontuação por Capacitação
Inferior a 13 horas 20.000
Igual ou superior a 13 horas (até 30 horas) 50.000
Igual ou superior a 30 horas 100.000

§ 1º O participante deverá indicar o tipo de capacitação realizada e inserir a certificação na plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor”, para que sua pontuação seja contabilizada. Ele é responsável pela veracidade das informações inseridas na plataforma.
§ 2º O universitário que tiver uma atividade recusada pelo SEBRAE, deverá enviar ao suporte o certificado, declaração ou documento similar e oficial do SEBRAE que contenha as seguintes informações:

a) Nome do evento (cursos presenciais, oficinas, seminários e palestras);
b) Nome do participante;
c) Carga horária;
d) Data de realização ou conclusão.

§ 3º As capacitações realizadas só serão aceitas uma única vez e devem ser concluídos até a data de inserção do certificado no sítio do “Desafio Universitário Empreendedor”.

PAPO DE NEGÓCIO

Art. 41º O “Papo de Negócio” - é uma mesa redonda virtual que possibilita ao participante assistir a palestra e esclarecer dúvidas em tempo real com especialistas convidados pelo Sebrae.

§ 1º O universitário recebe 20.000 pontos nos ranques Ciclo e Acumulado por participar do “Papo de Negócios”.
§ 2º O evento é gratuito e tem data especifica para começar e finalizar, que será informada na plataforma e na mídia especifica.
§ 3º Somente os “Papo de Negócio” disponibilizados na plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor” serão considerados para pontuação.
§ 4º O universitário que escolher participar do “Papo de Negócio” deve acessar a plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor” e realizar sua inscrição durante o período de realização do evento, no item “Papo de Negócio”, disponível na plataforma.
§ 5º Os arquivos do evento ficam disponíveis, podendo ser acessados posteriormente a realização de cada evento, mas não é contabilizado sua pontuação.

AS DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO

Art. 42º Disciplinas de Empreendedorismo” - São consideradas somente as disciplinas das IES, cuja a ementa ou o nome tenha expressamente os seguintes termos:

a) Canvas;
b) Características do comportamento empreendedor;
c) Empreendedorismo;
d) Empreendedorismo corporativo;
e) Empreendedorismo de negócios;
f) Empreendedorismo social;
g) Ideias de Negócios;
h) Iniciação à atividade empresarial;
i) Inovação;
j) Modelagem de negócios;
k) Plano de negócio;

§ 1º O universitário recebe 100.000 por disciplina cursada, independente da carga horária.
§ 2º Para registrar a disciplina cursada na IES é necessário que o universitário insira a Declaração de Conclusão ou o Certificado e a sua ementa na plataforma do Desafio.
§ 3º A declaração ou o certificado deve conter os seguintes dados:

a) Identificação do aluno;
b) Identificação da disciplina e da IES;
c) Identificação do curso de graduação;
d) Data de conclusão da disciplina;
e) A Ementa - Caso não conste na declaração a ementa da disciplina, ela pode ser inserida no campo da comprovação de conclusão na plataforma.

§ 4º Somente será permitida a inclusão de uma Disciplinas de Empreendedorismo por semestre, considerado o semestre de 01/01 a 30/06 e de 01/07 a 31/12.
§ 5º Os universitários que participam da “Disciplina de Empreendedorismo” podem pontuar se a atividade for realizada até um ano antes do ano vigente da competição.
§ 6º Cada disciplina de empreendedorismo com o mesmo título e ementa será pontuada uma única vez;
§ 7º A disciplina precisa estar concluída com aprovação até a data de inserção na plataforma.
§ 8º Os universitários devem solicitar à própria IES a emissão dos certificados de conclusão das disciplinas.

AS PREMIAÇÕES EDUCATIVAS

Art. 43º As premiações educativas oferecidas pelo SEBRAE são divulgadas por meio da plataforma do “Desafio Universitário Empreendedor”.

§ 1º A pontuação máxima, somando os pontos obtidos em cada um dos prêmios, será de até 50.000 pontos.
§ 2º Os prêmios são regidos por regulamentos específicos que definem os critérios de participação.

A VIDEOTECA

Art. 44º A Videoteca – Possui uma coleção de vídeos educativos que fica à disposição de cada participante para complementar sua capacitação.

§ 1º As pontuações obtidas na videoteca são contabilizadas nos ranques da seguinte forma:

Pontuação por vídeo assistido Pontuação máxima (até 50 vídeos assistidos)
100.000 pts 50.000 pts
§ 2º A visualização de cada vídeo só é pontuada uma vez na plataforma.

INDIQUE SEU AMIGO

Art. 45º O “Indique seu amigo” – O participante pode indicar um amigo o convidando para participar da competição.

§ 1º O participante responsável pela indicação recebe 500 pontos.
§ 2º Somente serão contabilizados até 100 amigos indicados por ano.
§ 3º A pontuação do universitário que realizou a indicação só será incluída após a validação do cadastro do participante indicado.

NOVAS MODALIDADES

Art. 46º Novas Modalidades – O SEBRAE poderá incluir, excluir ou substituir as atividades por novas no ambiente da plataforma, sem alterar a pontuação durante a vigência deste Regulamento e divulgá-las para o público-alvo, por meio de aditivos e similares.

CERTIFICAÇÃO

Art. 47º Os certificados de participação da Etapa 1 são disponibilizados pelo SEBRAE na plataforma após o termino de cada Ciclo.

§ 1º A carga horária do certificado de participação da Etapa 1 vai considerar a realização das atividades oferecidas no site do Desafio e definidas considerando os seguintes critérios:

Quantidade de Pontos Quantidade de Horas de Capacitação
400.000 pts 20 horas
850.000 pts 40 horas
1.300.000 pts 60 horas

§ 2º A carga horária mínima para emissão do certificado é de 20 horas.

Art. 48º Os alunos que participarem da Etapa 2 têm direito a certificados de participação de até 24 horas.

Art. 49º Os alunos que participarem da Etapa 3 têm direito a certificados de participação de até 40 horas.

Art. 50º O SEBRAE entrega em mãos os certificados de participação dessas duas etapas do “Desafio Universitário Empreendedor”.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 51º Em caso de empate entre os universitários serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior pontuação no Ranque Ciclo;
b) Maior pontuação no Ranque Acumulado;
c) Tempo de permanência no “Desafio Universitário Empreendedor”.
d) Maior idade.

VI

PROFESSORES

PARTICIPAÇÃO

Art. 52º Os professores que participarem da competição poderão ser classificados nas quatro categorias a seguir e poderão continuar jogando a Etapa 1, conforme disposto no Art. 15:

I Professores mais bem colocados nos ranques (ciclo e acumulado) por UF;
II Professor mais indicado do Brasil;
III Professores indicados dos campeões estaduais;
IV Professores indicados dos campeões nacionais.

Art. 53º O professor poderá acessar a plataforma pelo sítio do “Desafio Universitário Empreendedor” interagir com os participantes e acompanhar a evolução da pontuação dos alunos que o indicaram.

§ 1º Quando indicado, o professor deverá confirmar sua inscrição na Plataforma do Desafio realizando o cadastro.
§ 2º O professor poderá acompanhar o seu próprio desempenho e a posição dos alunos que o indicaram nos ranques.

PONTUAÇÃO

Art. 54º O professor ganhará pontos na competição por meio da indicação dos universitários quando for escolhido como “professor indicado”.

§ 1º Cada indicação do universitário pontuará uma única vez para o professor, e para obter mais pontos no Ano Ciclo seguinte novos alunos deverão indicá-lo.
§ 2º A indicação do professor poderá ser alterada pelo universitário a qualquer tempo. A pontuação referente ao universitário será transferida para o novo professor indicado no Ranque

CICLO

Critérios De Desempate

Art. 55º Serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior número de alunos indicados no Ranque Ciclo;
b) Maior número de alunos indicados no Ranque Acumulado;
c) Tempo de permanência no “Desafio Universitário Empreendedor”.
d) Maior idade.

VII

IES

Art. 56º As IES cujos universitários participarem da competição poderão ser classificadas em quatro categorias:

a) IES mais bem colocadas nos ranques (ciclo e acumulado) por estado; b) IES mais bem colocadas nos ranques (Ciclo e acumulado) do Brasil; c) IES em que os campeões estaduais estudem; d) IES em que os campeões nacionais estudem;

PONTUAÇÃO

§ 1º A IES ganhará pontos na competição por meio da inscrição do universitário na plataforma.
§ 2º Cada inscrição do universitário pontuará uma única vez para a IES, e para obter pontos no Ano Ciclo seguinte novos alunos deverão se inscrever na competição.
§ 3º A inscrição do universitário poderá ser alterada a qualquer tempo através do suporte quando este matricular-se em outra IES. A pontuação referente ao universitário será transferida para a nova IES indicada no Ano Ciclo vigente desde que observe o disposto no Art. 6º § 2º.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 57º Serão adotados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior número de alunos inscritos no Desafio no Ranque Ciclo;
b) Maior número de alunos inscritos no Desafio no Ranque Acumulado;
c) IES que tiver aluno mais bem colocado no Ranque Acumulado;
d) Aluno inscrito no “Desafio Universitário Empreendedor” há mais tempo;

VIII

PREMIAÇÕES

UNIVERSITÁRIOS

Art. 58º Na Etapa 2 – Estadual Presencial: Semifinais Estaduais serão premiados os quatro campeões de cada UF, os quais receberão, cada um, os seguintes prêmios:

a) Participação na Etapa 3 – Final Nacional;
b) Smartphone
c) Troféu.

Art. 59º Na Etapa 3 – Nacional Presencial: Final Nacional serão premiados os universitários integrantes das três melhores equipes colocadas, cada um com os seguintes prêmios:

I Campeões:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 20.000,00 brutos para cada integrante da equipe; b) Troféus.

II - 2º lugar:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 brutos para cada integrante da equipe;
b) Troféu.

III - 3º lugar:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 brutos para cada integrante da equipe; b) Troféu.

Art. 60º Outros prêmios poderão ser entregues presencialmente pelo SEBRAE em cerimônias estaduais e nacional.

Art. 61º As datas e o local das cerimônias para entrega dos prêmios serão confirmadas pela Coordenação Estadual ou Nacional do Desafio.

PROFESSORES

Art. 62º Na Etapa 1 - Ranque Virtual: Classificatória Estadual: serão premiados os professores em cada unidade da Federação da seguinte forma, desde que alcance o mínimo de 10 pontos de indicação no Ano Ciclo vigente:

I - 1º colocado em cada unidade da Federação dentro do Ranque Ciclo, totalizando até 27 professores:

a) Smartphone;
b) Troféu,

II - 1º colocado em cada unidade da Federação dentro do Ranque Acumulado, totalizando até 27 professores:

a) Smartphone;
b) Troféu.

Art. 63º Na Etapa 2 – Estadual Presencial: Semifinais Estaduais serão premiados os professores indicados pelos universitários vencedores, totalizando até 108 professores, sendo 4 por UF, os seguintes prêmios:

a) Smartphone;
b) Troféu.

Art. 64º Na Etapa 3 – Nacional Presencial: Final Nacional serão premiados os professores com maior número de indicações nos ranques Ciclo e Acumulado no Brasil, cada um os seguintes prêmios:

a) Prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 brutos;
b) Troféu.

Art. 65º O professor que for premiado por mais de uma Unidade da Federação ou ranque não recebe cumulativamente a premiação, exceto o troféu, que poderá ser entregue pelo SEBRAE/UF.

IES

Art. 66º Em todas as etapas da competição a IES será premiada com troféus, distribuídos conforme abaixo:

a) A IES com maior número de universitários inscritos em cada UF no Ranque Ciclo, totalizando 27 IES.
b) A IES com maior número de universitários em cada UF no Ranque Acumulado, totalizando 27 IES.
c) As quatro IES cujos universitários vencedores estaduais em cada UF estiverem matriculados, totalizando 108 IES.

§ 1º O Sebrae convidará um representante da IES para receber o troféu na cerimônia da Etapa 3, que deverá ser indicado pela IES por e-mail ou ofício e encaminhar a documentação solicitada em até 3 (três) dias após a solicitação do SEBRAE, para receber o bilhete de passagem e a reserva de hospedagem para participação no evento de premiação.
§ 2º A IES não receberá o troféu nas situações em que:

a) Seu representante não seja indicado e a documentação não seja enviada no prazo estabelecido no § 1º.;
b) Não seja reconhecida e/ou autorizada pelo MEC.

IX

PENALIDADES

Art. 67º Será desclassificado qualquer participante que:

I Invadir, fraudar, burlar, violar ou de qualquer forma comprometer os Regulamentos e/ou os sistemas do “Desafio Universitário Empreendedor” e/ou induzir outros a fazê-lo, ainda que por falha nos Sistemas por qualquer meio, inclusive pela divulgação nas redes sociais ou em qualquer ambiente a qualquer tempo.
II Incorrer em comportamento desrespeitoso com qualquer participante ou com a equipe de Coordenação Estadual e Nacional do Sebrae, mesmo que ocorra fora do ambiente da competição ou do SEBRAE, e ainda que tal aconteça em ambiente privado, como e-mail pessoal, grupos fechados de redes sociais, telefones, dentre outros.
III Vier a ser favorecido ou a favorecer ou a prejudicar os participantes pelo fornecimento de sua senha pessoal.

X

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 68º Os regulamentos específicos das Etapa 2 e Etapa 3 estarão disponíveis na plataforma do Desafio antes do início de cada etapa.

Art. 69º O SEBRAE não se responsabilizará por nenhum dano que venha a ocorrer ao participante das atividades promovidas durante as etapas da competição, nem dentro ou fora do ambiente da competição por atos próprios ou de terceiros, cabendo apenas ao Sebrae aplicar as punições previstas neste Regulamento.

Art. 70º As regras de pontuação aqui expostas podem ser alteradas pelo SEBRAE a qualquer momento, até o encerramento de cada Etapa desde que comunicadas previamente ao participante a data de sua vigência e o teor das mudanças.

Art. 71º Para receber os prêmios pagos em dinheiro o participante deverá possuir conta corrente em seu nome.

Art. 72º Parágrafo único. Os prêmios em dinheiro estarão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos.

Art. 73º O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais, autorização de uso de sua imagem pelo SEBRAE, parceiros e patrocinadores da competição para utilização em futuras promoções do Desafio Universitário Empreendedor, por tempo indeterminado, tanto no Brasil quanto no exterior, sem que caiba aos participantes individualmente ou em conjunto qualquer remuneração ou indenização.

§ 1º No ato da entrega das premiações, os participantes deverão assinar o Termo de Recebimento de Prêmios.
§ 2º Após o recebimento dos prêmios os participantes tornam-se responsáveis por estes.
§ 3º A garantia e a manutenção corretiva dos prêmios serão as fornecidas pelo fabricante.

Art. 74º Eventuais falhas nos Regulamentos ou no sítio do Desafio, duvidas, denúncias, condições diversas e casos omissos deverão ser imediatamente reportados ao Suporte que os encaminhará à Coordenação Nacional do Desafio Universitário Empreendedor para deliberação e providências cabíveis.

XI

PLATAFORMA

Art. 75º A configuração mínima necessária do equipamento e da conexão para acesso ao “Desafio Universitário Empreendedor” é a seguinte:

I Computadores e configuração mínima: microcomputador com processador Intel I3 3220 3.3 GHz; 4 GB RAM; 5 GB de espaço livre no disco rígido (HD); Windows Vista ou Superior / Mac OS X "SnowLeopard" 10.6 ou Superior; placa de vídeo compatível com ShaderModel 2.0 com 64 MB VRAM; placa de som compatível com Windows / Mac OS X; browser com o plugin da Unity3D, preferencialmente Internet Explorer a partir da versão 8, (Firefox 28 e versões superiores e Google Chrome 32 e versões superiores); acesso à Internet;
II Conexão mínima: 2Mb.

§ 1º Não é de responsabilidade do SEBRAE a solução de quaisquer problemas técnicos que ocorram durante a competição, tais como: incompatibilidade de placas, desempenho de memória e máquina e problemas de comunicação ocasionados por quaisquer redes ou quaisquer provedores de acesso.
§ 2º O participante do Desafio que utilizar máquinas conectadas em redes com configurações técnicas especiais (firewall, Proxy e outras) deverão procurar o auxílio de suporte técnico local para garantir o perfeito funcionamento do software.

XII

SUPORTE AO PARTICIPANTE

Art. 76º Estará disponível na Plataforma FAQ com perguntas e respostas mais frequentes sobre a competição.

Art. 77º O Suporte aos participantes do Desafio será realizado à distância, por meio do ícone “Contato” na Plataforma, para esclarecer dúvidas sobre a competição e a utilização da plataforma, as atividades educacionais, jogos e disposições deste Regulamento, reportar problemas no Sistema,.

§ 1º Os participantes recebem uma mensagem, indicando que a dúvida foi recebida e será respondida pelo Comitê Gestor do Desafio.
§ 2º Esse atendimento não é realizado em tempo real, e sim off-line, com estimativa de resposta até cinco dias úteis, dependendo da complexidade da demanda solicitada;
§ 3º Os questionamentos apresentados durante a noite, feriados nacionais e finais de semana podem ser processados a partir do primeiro dia útil subsequente.

Art. 78º Fica eleito o Foro de Brasília-DF para resolução dos litígios que porventura resultarem da competição Desafio Universitário Empreendedor, renunciando qualquer outro por mais privilegiado que seja.

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